JPor
O Navio de Patrulha Multiuso ou MPPV será o maior navio já operado pela Japan Coast Guard (JCG).
O MPPV é um navio de patrulha excepcionalmente grande, medindo 199 metros de comprimento com uma tonelagem bruta de 30.000 toneladas. Ele pode acomodar até 1.000 pessoas dentro e tem espaço para vários veículos. Haverá um grande convés de vôo capaz de operar dois helicópteros simultaneamente, juntamente com um hangar que pode abrigar mais três helicópteros.
Espera-se também que a embarcação carregue um grande número de pequenos barcos, como o barco inflável de casco rígido (RHIB), com um guindaste instalado na proa para seu carregamento e descarregamento. O custo total da construção é estimado em cerca de ¥ 68 bilhões (aproximadamente US$ 480 milhões).
A JCG planeja utilizar este MPPV em várias situações. Primeiro, ele desempenhará um papel na resposta a desastres durante emergências em larga escala. Por exemplo, no caso de um terremoto ou tsunami maciço que cause danos significativos às áreas costeiras, o MPPV servirá como base offshore para alívio de desastres. Espera-se que ele lide com o transporte de suprimentos e pessoal de helicóptero e barco, bem como acomode evacuados e funcione como um hospital temporário.
Além disso, durante eventos de grande escala, como cúpulas do G7, Olimpíadas ou Exposições Mundiais, o MPPV funcionará como uma base de segurança offshore, com um potencial de contingência de Taiwan em mente, o navio seria encarregado de evacuar moradores das ilhas do sudoeste do Japão e de outras regiões insulares no caso de uma invasão militar chinesa.
O governo japonês está atualmente considerando seriamente como evacuar com segurança seus cidadãos no caso de um conflito militar com a China. Embora se espere que as Forças de Autodefesa ajudem no transporte, elas precisariam se concentrar nas operações de combate durante essa crise, deixando pouca capacidade para os esforços de evacuação. Portanto, a JCG e outras agências estão planejando lidar com evacuações civis, com o MPPV desempenhando um papel central nessas operações.
Para este fim, espera-se que o MPPV se assemelhe a um grande navio de transporte ou balsa. Embora seja classificado como um navio de patrulha, a JCG não planeja encaixar sistemas de armas a bordo do navio. O Japão está programado para iniciar a construção do MMPV no ano fiscal de 2025, com um comissionamento esperado no ano fiscal de 2029. O local de implantação específico ainda não foi determinado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News