De acordo com um comunicado de imprensa publicado pela OTAN em 9 de março de 2021, o Standing OTAN Mine Countermeasures Group One (SNMCMG1) conduziu um treinamento de aprimoramento de combate no intervalo da Escola Naval de Armas da Dinamarca, conhecido como MULTEX, entre 23 e 25 de fevereiro de 2021.
O treinamento foi realizado em estreita coordenação com a Marinha Real Dinamarquesa. Durante os últimos dias, todas as unidades puderam treinar suas habilidades em proteção à força, tratamento médico e controle de danos.
O treinamento MULTEX oferece a possibilidade e a capacidade de exercícios de tiro real. Para criar um cenário realista, os navios foram ameaçados por meios aéreos e embarcações de ataque rápido à costa. Durante os exercícios de proteção da força, todas as unidades foram testadas sobre como manobrar, comunicar e reagir a ameaças suspeitas. As unidades participaram de um exercício de artilharia com alvos aéreos, móveis de superfície e flutuantes.
“A oportunidade de treinar a proteção da força contra uma ameaça real e móvel dentro de uma formação é rara. Portanto, o MULTEX foi um excelente campo de treinamento para o SNMCMG1”, disse o comandante da SNMCMG1, comandante Jan Wijchers.
Após a conclusão dos exercícios, o SNMCMG1 navegou em uma rota de navegação pelo Little Belt, um dos três estreitos dinamarqueses que conectam o Mar Báltico ao estreito de Kattegat, o Mar do Norte e o Oceano Atlântico. As unidades estão visitando a Base Naval de Kiel até 2 de março.
O EML Ugandi é um caça minas da classe Sandown encomendado pela Marinha da Estônia em 2009. Ugandi é um antigo navio da Marinha Real Britânica (ex-HMS Bridport) construído pelos estaleiros Vosper Thornycroft baseados em Woolston Yard de Southampton.
A classe Sandown está equipada com dois veículos subaquáticos de eliminação de minas controlados remotamente PAP 104 mk5, fornecidos pela Societe ECA. O veículo é controlado por um cabo de fibra ótica de 2.000 m. Um sistema de iluminação, câmera preto e branco de baixo nível de luz e uma câmera colorida são instalados. O veículo também é equipado com sonar de alta resolução. Os dados do sensor são transmitidos de volta ao centro de controle de operações do navio.
A carga útil principal é uma carga de 100 kg de eliminação da mina que pode ser substituída por um manipulador. Cortadores de arame são usados para liberar minas ancoradas acima do fundo do mar. Os veículos de eliminação de minas podem ser implantados a uma profundidade de 300 m.
A classe Sandown também é equipada com dois lançadores de chaff e flare Barricade fornecidos pela ML Aviation de Andover. Os lançadores são capazes de distribuir decoys infravermelhos e alumínio nos modos de operação de confusão, distração e sedução centróide.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navy Recognition