Em 24 de março de 2022, a Grécia e o Naval Group assinaram os contratos para três fragatas e mais uma opcional, e seu suporte em serviço.
Duas FDI HN (Frégate de défense et d’intervention – Hellenic Navy) serão entregues em 2025 e a terceira em 2026.
Um novo passo na parceria estratégica com a Grécia
De acordo com o acordo de defesa assinado em outubro passado entre a Grécia e a França, as autoridades gregas assinaram dois contratos com o Naval Group para o fornecimento de três FDI HN, mais um opcional, bem como seu apoio em serviço.
Os contratos incluem também o fornecimento de torpedos MU90 e contramedidas CANTO. Os contratos foram assinados em Atenas pelo Vice-Almirante Aristeidis Alexopoulos, Diretor Geral da Direção Geral de Investimentos em Defesa e Armamentos, e Pierre Éric Pommellet, Presidente e CEO do Naval Group, na presença do Ministro grego da Defesa, Nikolaos Panagiotopoulos e da Ministra das Forças Armadas francesa, Florence Parly.
Pierre Éric Pommellet, presidente e CEO do Naval Group, disse que “O Naval Group tem orgulho, juntamente com seus parceiros industriais franceses Dassault, MBDA e Thales, de fazer parte deste novo capítulo na aliança estratégica entre a Grécia e a França. A Grécia escolheu a última geração de fragatas que reúne o melhor do know-how naval francês, que fortalecerá as capacidades da Marinha da Grécia. O programa de fragatas é o primeiro de muitos passos na parceria e contribuirá para o desenvolvimento da entre os nossos países, nossas marinhas e nossas indústrias nas próximas décadas”.
A FDI HN aumentará de forma rápida e sustentável as capacidades da frota de superfície da Marinha Grega, pois serão entregues em um prazo muito curto, começando em 2025 para as duas primeiras unidades e 2026 para a terceira.
Um programa importante para a indústria grega
Graças a um plano de cooperação muito ambicioso com a indústria local, chamado HIP (Hellenic Industry Participation Plan). Este programa oferece inúmeras oportunidades industriais à Grécia, criando empregos e habilidades no país. As equipes do Naval Group trabalham na Grécia há vários meses para estabelecer parcerias com players industriais locais, com o objetivo de assinar os primeiros contratos nos próximos meses. Com a sua componente de I&D, o plano de cooperação é um plano sustentável que está plenamente em consonância com o objectivo de reforçar a base industrial e tecnológica da defesa europeia através da cooperação franco-grega.
Uma fragata poderosa, inovadora e cibernética
A FDI HN possui capacidades de alto nível em todos os domínios da guerra: projeção antinavio, antiaérea, antissubmarino e forças especiais. Suas defesas aérea e de superfície são asseguradas pelos mais modernos sensores, entre eles o Thales Sea Fire, o primeiro radar multifuncional totalmente digital com antena ativa e painéis fixos.
A FDI HN está equipada com um mastro integrado exclusivo que reúne todos os sensores aéreos, permitindo uma vigilância permanente de 360°.
Como a primeira fragata do mercado a ser protegida contra a ameaça cibernética, a FDI HN está equipada com dois data centers que hospedam quase todos os aplicativos do navio.
Especificações técnicas da FDI HN
- Deslocamento: 4.500 toneladas
- Comprimento: 122 metros
- Largura: 18 metros
- Velocidade máxima: 27 nós
- Instalações de aviação:
- Helicóptero da classe de 10 toneladas e veículo aéreo não tripulado VTOL (UAV)
Os principais armamentos do FDI HN
- Trinta e dois mísseis Aster desenvolvidos pela MBDA,
- Oito mísseis Exocet MM40 B3C desenvolvidos pela MBDA
- Mísseis RAM
- Torpedos MU 90 desenvolvidos pelo Naval Group
- Canhão de 76 mm
- Quatro tubos de torpedos
- Contramedidas CANTO, desenvolvida pelo Naval Group