Em 28 de setembro, Nikólaos Panayotópoulos, Ministro da Defesa grego, Pierre Eric Pommellet, CEO do Naval Group, e Eric Béranger, CEO da MBDA, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para abrir negociações para fornecer à Marinha Grega (HN) três Frégate de défense et d’intervention (FDI) e seus equipamentos, bem como uma opção para mais um navio.
As fragatas FDI HN serão construídas no estaleiro do Noval Grup em Lorient, onde a segunda de série da Marinha francesa acaba de entrar em produção.
A FDI HN será um ativo de poder e soberania para a Grécia. Com a FDI HN, a Marinha da Grécia terá uma frota de superfície de última geração e alto desempenho.
Como fragata de primeira linha, a FDI HN é um compêndio das melhores tecnologias do Naval Grup, Thales e MBDA, que fornecerá os mísseis ASTER 30 B1 e Exocet MM40 Block 3C, e serão totalmente interoperáveis com as frotas europeias e da OTAN.
A Grécia vai assim se tornar o segundo cliente da fragata multi-missão, elevando o número de unidades produzidas de cinco para a Marinha francesa para oito no total, com a opção de mais uma.