No período de 03 a 07 de agosto, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), participou do Adestramento Conjunto Específico de Emprego Combinado de Armas (ACEECA) – Tema Tático – Operação FORMOSA. O exercício, foi realizado no Campo de Instrução de Formosa (CIF), localizado em Goiás, contando com a participação de integrantes das três Forças Armadas Brasileiras, além de militares estrangeiros.
Além de testar o caráter expedicionário do CFN, este ano, a Operação Formosa buscou, de forma inédita, adestrar a manobra de ultrapassagem, onde os Fuzileiros Navais, realizando a defesa de uma cabeça de praia, são substituídos, por tropas do Exército Brasileiro, por ultrapassagem.
Na condução do Tema Tático, foi constituído um 4º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (4º BtlInfFuzNav), o qual foi nucleado pelo GptFNB, e contou com militares dos Grupamentos de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, Salvador, Natal e Rio Grande, bem como, de integrantes do 1º, 2º e 3º Batalhões de Operações Ribeirinhas.
Durante o exercício, foi realizada a assunção de uma Zona de Reunião de Batalhão (Z Reu), com posterior Ataque Coordenado a um Objetivo e assunção de Posição Defensiva. O ataque realizado foi no valor Batalhão, apoiado por viaturas blindadas e com a utilização de munições reais, colocando em prática o adestramento de progressão pela combinação de “fogo e movimento” durante um assalto a uma posição inimiga.
Além desta participação inicial, o GptFNB ainda esteve presente na fase de Adestramentos Coordenados.
FONTE: GptFNB