Governo australiano e parceiros da indústria chegam a acordo SSN AUKUS

17 de dezembro de 2024 – Os governos da Austrália e do Reino Unido anunciaram um marco significativo entre a Agência Submarina Australiana (ASA) e parceiros da indústria que apoiarão a entrega da frota SSN AUKUS de submarinos convencionalmente armados e movidos a energia nuclear para a Marinha Real Australiana.

A ASA, a BAE Systems e a ASC Pty Ltd assinaram uma Declaração de Tarefas, um acordo contratual que apoia o desenvolvimento conjunto de estratégia de construção, planos de gerenciamento da cadeia de suprimentos e uma estratégia de desenvolvimento da força de trabalho.

Ilustração: MoD

Stuart Whiley, CEO e Diretor Executivo da ASC, disse: “A Declaração de Tarefas é um passo importante no estabelecimento de uma capacidade soberana de construção de submarinos nucleares na Austrália. O programa deve gerar milhares de empregos altamente qualificados ao longo de sua existência. O SSN AUKUS é um programa multinacional e multigeracional por meio do qual a ASC investirá no desenvolvimento das habilidades críticas necessárias para construir uma frota de submarinos nucleares na Austrália. É difícil imaginar, mas as crianças na escola hoje serão as que construirão nossa frota de submarinos de amanhã.”

Steve Timms, Diretor Executivo, negócios de Submarinos da BAE Systems, disse: “O SSN AUKUS é nossa contribuição para a parceria de segurança trinacional crítica entre Austrália, Reino Unido e EUA. A construção, teste e comissionamento seguros de submarinos nucleares é um esforço de engenharia extremamente complexo e, por meio desses acordos, podemos compartilhar nossa vasta experiência em capacidades de submarinos nucleares com nossos parceiros da indústria para dar suporte à construção de submarinos na Austrália.Temos uma longa história de fornecimento de capacidade soberana e segurança na Austrália e no Reino Unido, e a Declaração de Tarefas sustenta ainda mais o suporte a capacidades essenciais de entrega em Adelaide, com o suporte da Barrow.”

Craig Lockhart, Diretor Executivo da BAE Systems Austrália, disse: “Focado em furtividade e resistência, o submarino SSN AUKUS integrará tecnologias de ponta e materiais avançados para permitir que ele opere todo o espectro de missões subaquáticas, desde inteligência avançada e vigilância até guerra subaquática. É um desafio de construção complexo que os parceiros da indústria estão se unindo para entregar. O trabalho está em andamento para definir o cronograma de entrega, o ambiente de habilitação para transferência futura de informações entre o Reino Unido, EUA e Austrália, bem como o projeto do novo estaleiro em Osborne para acomodar a construção.”

SSN AUKUS – Ilustração BAE Systems

Nos últimos oito meses, parceiros do governo e da indústria fizeram progresso em várias áreas para a entrega do SSN AUKUS. Em novembro, a ASA, a BAE Systems e a ASC assinaram um AUKUS Mobilisation Deed, que fornece uma estrutura para contratar com o governo australiano por meio da ASA. Isso seguiu os Heads of Agreement e o anúncio trilateral dos construtores navais da Commonwealth of Australia em março.

As equipes de projeto integradas agora estão trabalhando para supervisionar tarefas como administração nuclear, requisitos funcionais de infraestrutura, habilitação de negócios e preparação de construção. As funções de negócios subjacentes, como segurança e garantia nuclear, engenharia e operações de construção também foram estabelecidas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile