A General Dynamics (GD) Electric Boat recebeu um contrato da Marinha os EUA para fornecer serviços de apoio como estaleiro líder aos submarinos multi-missão de propulsão nuclear de ataque da Classe Vírginia.
Sob o acordo de US $ 152.4m, que segue um contrato previamente concedido, a GD vai manter e atualizar desenhos e dados, como atualizações tecnologicas para cada submarino da classe Virginia ao longo de sua construção e após períodos de teste.
Os submarinos da classe Virginia construídos pela General Dynamics Electric Boat e HII podem navegar a uma velocidade submersa de 25 nós e uma tripulação de 134.
Os submarinos são equipados com o sistema de contramedidas acústico AN/WLY-1 e medidas de apoio eletrônico (ESM) montadas no mastro AN/BLQ-10 para fornecer o espectro total de radar de, aviso automático de ameaças e avaliação da situação tática.
Concebido como submarino furtivo multimissão de propulsão nuclear, ele pode realizar missões que incluem anti-submarino, anti-superfície, ataque, operações especiais, guerra irregular e de minas, bem como missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Além disso, o submarino apresenta um sistema de controle fly-by-wire naval para melhorar o controle do navio em águas pouco profundas, bem como maiores câmaras para submersão e sala de torpedos reconfigurável para comportar forças de operações especiais e o seu equipamento.
Os submarinos podem operar sem reabastecimento durante todo o seu tempo de serviço com a ajuda de um reator de energia nuclear, o que reduz os custos de ciclo de vida e aumenta o seu tempo submerso.
Quando for completado em 2014, o valor acumulado do contrato será de US$ 921.4m, e o trabalho será realizado em Groton, Quonset Point, Newport e Newport News, nos EUA.
O Naval Sea Systems Command servirá como coordenador do contratato.
FONTE: naval-technology
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval