Em 19 de dezembro, o Gabinete do Governo dos Países Baixos enviou uma carta ao Parlamento para iniciar a construção do Navio de Apoio ao Combate Zr.Ms. Den Helder (A 834). A parte do Processo de Material de Defesa (DMP), é a carta conclusiva que anuncia a decisão de compra de um grande projeto militar. Com este novo navio, a capacidade de suprimento da Marinha Real Holandesa (RNLN) será novamente expandida para dois navios. A construção deste novo navio essencial para a frota da RNLN, será realizada pela Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS).
O diretor do DSNS, Hein van Ameijden, está satisfeito com esta mudança do gabinete e aguarda o veredicto do Parlamento. “Damen é o fornecedor mais importante do Ministério da Defesa e da Marinha Real da Holanda há 140 anos. Nossa especialidade é fornecer embarcações navais complexas dentro do prazo e do orçamento, sempre trabalhando com uma ampla cadeia de fornecedores holandeses. ”Este mês, marca dez anos desde que o último contrato de uma grande embarcação naval holandesa foi concedido.
Van Ameijden: “Felizmente, temos um mercado de exportação saudável, de modo que, nos anos seguintes, fomos capazes de manter o nível de especialização na Holanda. Juntamente com nossos parceiros holandeses, construímos dez fragatas para clientes internacionais. Além disso, neste momento estamos construindo um quebra-gelo complexo para o governo australiano. É por isso que agora estamos prontos e equipados para os próximos projetos da Marinha Real da Holanda.”
Além do Navio de Apoio ao Combate, o DSNS construirá as novas fragatas, substituindo as fragatas classe M das marinhas belga e holandesa. O estaleiro também foi selecionado na semana passada, juntamente com seu parceiro sueco Saab Kockums, para a próxima fase do programa de substituição dos submarinos da classe Walrus.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN