Fuzileiros navais suecos recebem morteiros para operar à bordo

Testes do contêiner NEMO em Trossbåt em 2018. Fonte: Forças Armadas Suecas

Por Robin Häggblom

Os fuzileiros navais suecos (Amfibiebataljonen) devem receber uma nova capacidade por meio da aquisição de embarcações com morteiros pesados integrados, mas o projeto já está sendo afetado por atrasos e números cada vez menores.

Os fuzileiros navais suecos são formados por dois batalhões e, atualmente, um grande programa de modernização da força está em andamento. Este programa Amfbat 2030 analisa as capacidades das unidades como um todo, com o objetivo declarado de aumentar a letalidade e a mobilidade das unidades litorâneas. Um dos principais requisitos de capacidade tem sido a capacidade de lutar de suas embarcações orgânicas, sem a necessidade de desembarcar.

CB90

Até agora, isso se manifestou em habilidades de suporte de fogo direto mais pesadas e precisas para a embarcação de desembarque CB 90, que constitui o esteio da força, mas agora um pedido para uma solução de fogo indireto foi feito com o estaleiro sueco Swede Ship Marine AB. Isso exige oito “plataformas de artilharia marítima com morteiros estabilizados” capazes de disparar enquanto a unidade está em movimento, e a embarcação deve ter sensores capazes de fornecer também soluções de tiro para fogo direto na função de autodefesa.

A Marinha sueca lançou pela primeira vez um programa semelhante no final dos anos 90 com a ideia de usar o onipresente CB 90 como plataforma emparelhada com a torre Patria AMOS de 120 mm, um projeto que eventualmente levou ao maior Stridsbåt 2010 sendo projetado para o propósito. A embarcação, no entanto, foi cancelada enquanto ainda estava na prancheta em 2009. A Swede Ship Marine, no entanto, entregou soluções semelhantes aos Emirados Árabes Unidos na forma de suas embarcações de desembarque de 24 m equipadas com torres de 120 mm construídas pela Patria. A torre NEMO de cano único de 120 mm parece o candidato mais provável para a ordem sueca e foi testada pela Marinha sueca em 2018. Nesse caso, a variante NEMO montada em contêiner foi empregada a bordo de um Trossbåt sueco da classe transporte.

Cabe salientar que o projeto já foi atingido por atrasos e foi reduzido em um terço. No ano passado, o plano era entregar doze navios entre 2025 e 2030, precedidos por dois sistemas de treinamento em 2024 e 2025. Agora, isso foi ajustado para apenas oito navios entregues a partir de 2027 e terminando em 2028. Da mesma forma, os sistemas de treinamento também atrasaram em dois anos para 2026 e 2027. Nenhuma razão é dada no comunicado de imprensa.

Assinatura do contrato, Patrik Hjort representante da FMV e Patrik Davidsson, CEO da Swedeship. Fonte: FMV

A Swede Ship Marine tem uma longa história e não é estranha à Marinha sueca. Nos últimos anos, a construção naval sueca foi amplamente consolidada sob a Saab, com a empresa adquirindo tanto o estaleiro independente Dockstavarvet quanto os estaleiros Kockums da gigante alemã de construção naval TKMS. Como tal, a decisão de comprar os morteiros de um dos poucos estaleiros suecos de pequeno e médio porte restantes é uma vitória importante para a empresa, que é capaz de proteger com sucesso sua posição como fornecedora de navios navais no segmento de 20 a 30 metros. classe para a Marinha sueca.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

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