Futuro USS Constellation (FFG 62) dará nome a nova classe de Fragatas da Marinha dos EUA

Por Xavier Vavasseur

O secretário da Marinha Kenneth J. Braithwaite anunciou USS Constellation (FFG 62) como o nome do primeiro navio da nova classe de fragatas de mísseis guiados (FFG (X)) em 7 de outubro, a bordo do navio-museu Constellation em Baltimore Inner Harbor .

Comunicado de imprensa da Marinha dos EUA

O nome foi escolhido em homenagem aos primeiros navios da Marinha dos EUA autorizados pelo Congresso em 1794, seis fragatas pesadas chamadas United States, Constellation, Constitution, Chesapeake, Congress, and President. Estes navios estabeleceram uma Marinha Continental como uma força ágil e letal pronta para o 19º século. Este será o quinto navio da Marinha dos EUA a levar o nome Constellation.

“Como os primeiros de sua classe, esses navios serão agora conhecidos como fragatas classe Constellation, ligando-os diretamente às seis fragatas originais de nossa Marinha, dando continuidade às tradições de nosso grande serviço que foram transmitidas de geração em geração de Marinheiros. Enquanto proporciona uma capacidade incomparável e capacidade de sobrevivência para o século 21, a classe Constellation honrará primórdios históricos de nossa Marinha, enquanto continuamos a operar em todo o mundo na época de hoje da grande competição de poder“. Secretário da Marinha Kenneth J. Braithwaite

Como a próxima geração de pequenos combatentes de superfície contribuirá para cumprir a meta de 355 navios da força de batalha? Com a capacidade de operar de forma independente ou como parte de um grupo de ataque, ele fornecerá recursos de Radar de Vigilância Aérea Corporativa (EASR), Sistema de Lançamento Vertical Mk 41 e Sistema de Combate Baseline 10 (BL 10) Aegis Combat. A letalidade, capacidade de sobrevivência e capacidade aprimorada dos navios proporcionarão aos comandantes de frota várias opções, ao mesmo tempo que apoiam a Estratégia de Defesa Nacional em toda a gama de operações militares.

Constellation é um nome histórico com uma longa história naval. O nome original foi submetido ao presidente Washington em 1795 para representar a ‘nova constelação de estrelas’ na bandeira dos Estados Unidos. O primeiro Constellation foi uma fragata de 38 canhões com uma tripulação de 340 pessoas. O navio foi construído em Baltimore em 1797 e permaneceu em serviço até 1853.

O segundo Constellation foi um saveiro de guerra lançado em 1854 e foi o último navio de guerra apenas a vela projetado e construído pela Marinha dos Estados Unidos. O navio atualmente é um museu em Baltimore.

A quilha de um terceiro navio chamado Constellation foi lançada, mas o navio nunca foi concluído nos anos de paz após a Primeira Guerra Mundial.

O Constellation mais proeminente foi o porta-aviões convencional da classe Kitty-Hawk, comissionado em 1961. Ele tem uma história que incluí a superação de vários incêndios catastróficos a bordo, operações de apoio durante a Guerra do Vietnã, a primeira Guerra do Golfo Pérsico e as Operações Enduring e Iraque Freedom antes do descomissionamento em 2003.

As Fragatas da classe Constellation serão construídas na Marinette Marine Corporation em Marinette, Wisconsin, com o primeiro navio programado para ser entregue em 2026.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Sair da versão mobile