Futuro NApAnt da Marinha terá como base o NAPIP do estaleiro Jurong Aracruz/SEMBCORP

Ilustração do modelo no qual será baseado o futuro Navio de Apoio Antártico da Marinha.

Por Luiz Padilha

Após o anúncio do estaleiro Jurong Aracruz/SEMBORP como vencedor da licitação para a construção no Brasil do novo navio de Apoio Antártico (NApAnt), o DAN traz aos seus leitores o modelo que o estaleiro ofereceu à Marinha do Brasil.

Com um Navio de Propriedade Intelectual de Proponente” (NAPIP), o estaleiro Jurong Aracruz/SEMBCORP apresentou um projeto baseado no RV Investigator, um navio de pesquisas oceanográficas com capacidade para operar na região Antártica.

O navio de pesquisa oceanográfica RV Investigator, será a base do futuro NapAnt da Marinha do Brasil

Cabe ressaltar que o projeto do navio sofrerá customizações como adição de hangar e convoo, por exemplo, mas muitas características do navio serão mantidas, com a indústria naval brasileira participando ativamente para atingir o índice de nacionalização do futuro NApAnt em mais de 45%.

Com esse passo, a Marinha do Brasil impulsiona a indústria naval brasileira, com projetos em três diferentes Estados: Santa Catarina (FCT), Rio de Janeiro (PROSUB) e agora o Espírito Santo com o NApAnt.

RV Investigator operando na região Antártica – Foto SCIRO

Características

Nota do Editor: A ilustração que abre este artigo traz o NApAnt com o indicativo H-42 do ex-NaPaOc Barão de Teffé, primeiro navio da Marinha a operar na região Antártica (PROANTAR I). Será que a Marinha fará essa deferência ao ex-Barão de Teffé?

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