Por Guilherme Wiltgen
A Fragata União (F 45), é o sexto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, sexta e última das seis fragatas da classe Niterói, ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a segunda construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
Teve sua quilha batida em cerimônia conjunta com a da Fragata Independência, em 11 de junho de 1972, sendo lançada e batizada em 14 de março de 1975, tendo como Madrinha a Sra. Hilda Faria Lima, esposa do então Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Depois de realizar as provas de mar, foi aceita e incorporada em 12 de setembro de 1980.
Em 14 de novembro de 2011, atracou em Beirute (Líbano), recebendo a bordo o CA Luiz Henrique Caroli, Comandante da UNIFIL-MTF, se tornando o navio Capitânia (Flag Ship) do Maritime Task Force, retornando ao Brasil em 07 de julho de 2012, quando atracou na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).
A F45 foi o único escolta que Capitaniou por cinco vezes a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) e realizou esse ano a Operação Guinex-II.
Ao longo dos seus 42 anos de serviço ativo na Esquadra Brasileira, a Fragata União navegou 707.704 milhas náuticas.
Seu atual Comandante é o Capitão de Fragata Sandir Antonio de Freitas D’Almeida.