Por Guilherme Wiltgen
Na última sexta-feira (9), aconteceu um marco histórico da construção naval desenvolvida no Brasil, quando a Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Batismo da Fragata Tamandaré (F200), navio que dá nome à classe de quatro Fragatas Meko A-100 MB, previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).
O evento foi realizado na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, sendo considerado o mais inovador projeto de construção naval desenvolvido no Brasil, com mão de obra local e transferência de tecnologia.
Desde a assinatura do contrato, em março de 2020, importantes avanços nas atividades construtivas foram alcançados, seguindo o cronograma estabelecido. A Fragata Tamandaré começou a ser construída em setembro de 2022, e tem previsão de ser entregue à Marinha no final de 2025.
Próximos passos
Nos modernos projetos de construção naval, como o adotado no PFCT, o navio é lançado ao mar por uma operação chamada “load out”, que consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante, e em seguida é realizada a flutuação controlada dentro dessa plataforma, até o navio atingir a sua própria sustentação na água.
Trata-se de um procedimento complexo, que está programado para ser finalizado no próximo sábado (17/08).
Para dar uma ideia do tamanho do navio, o peso durante a manobra é de aproximadamente 2.800 toneladas, o equivalente ao peso de cerca de 1.800 carros de passeio. Já a altura da fragata corresponde a um prédio de sete andares.
A movimentação é realizada com precisão e segurança por um sistema de transporte hidráulico operado por controle remoto com capacidade de transportar até 4.200 toneladas. A velocidade do deslocamento é de 0,6 metro por minuto.
Após concluída essa etapa, o navio será transferido para o cais até a conclusão dos acabamentos e testes necessários para, então, seguir para as provas de mar.
A Mostra de Armamento da Fragata Tamandaré (F 200) está prevista para ocorrer no final de 2025.