Fragata “Tamandaré” é transferida para dique flutuante

No dia seguinte à cerimônia de Batismo (9 de agosto), a Fragata Tamandaré (F200) foi transferida para o dique flutuante, nas instalações da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, Santa Catarina, em manobra que durou cerca de 4 horas.

No próximo sábado (17 de agosto), será realizada a imersão controlada do dique flutuante, utilizando o sistema de lastro, resultando no Lançamento da Fragata Tamandaré ao mar pela primeira vez. Depois dessa etapa, a F200 será movimentada, com o apoio de rebocadores, para o cais, quando ocorrerá a instalação e o comissionamento de equipamentos, além dos testes necessários para, então, seguir para a prova de mar. A previsão de entrega do Navio à Marinha do Brasil é em dezembro de 2025.

O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) é um marco na modernização da Esquadra, resultado de uma necessidade de renovação dos meios navais. Serão construídos no País quatro navios de alta complexidade tecnológica, com considerável capacidade de combate, capazes de operar em todos os ambientes de guerra: superfície, aéreo e submarino.

Com a missão de fortalecer a nossa capacidade de defesa, monitoramento e proteção da Amazônia Azul, que possui 5,7 milhões de km², as fragatas serão indispensáveis para o Controle da Área Marítima, para a Defesa das nossas Ilhas Oceânicas, para a Proteção das Infraestruturas Críticas Marítimas e para a Proteção das Linhas de Comunicações Marítimas, considerando que mais de 90% do nosso comércio exterior é realizado pelo mar.

FONTE: DGMM/MB

Sair da versão mobile