Durante os testes de aceitação, a fragata Almirante Kasatonov (431) estabeleceu alvos passivos de interferência e fez simulações por meio de guerra eletrônica no Mar de Barents para defender o navio contra mísseis de precisão, segundo documento do Ministério da Defesa da Rússia.
Há uma semana, a fragata testou o sistema de defesa aérea Poliment-Redut. As aeronaves Su-24 e An-26 voaram sobre o navio de guerra em várias altitudes e distâncias. Os ensaios da fragata começaram em 20 de novembro de 2019 no Mar Branco e compreendem várias etapas. A fragata disparou mísseis Kalibr e Onix em alvos costeiros e marítimos. No início de dezembro de 2019, a fragata navegou de Severodvinsk para Severomorsk e realizou uma série de ensaios no mar de Barents. Os marinheiros treinaram a interação com a aviação e submarinos e testaram radares e sonares.
A fragata irá se juntar à frota do norte após a conclusão dos testes de aceitação. A Kasatonov é uma nova fragata de geração pertencente ao Projeto 22350, da classe Almirante Gorshkov (417). O navio foi declarado o “Master of the Sea” pelos líderes militares russos. A Kasatonov teve sua quilha batida em 26 de novembro de 2009 e lançada ao mar em 12 de dezembro de 2014. As fragatas do projeto 22350 são designadas para combater submarinos e navios de guerra para repelir ataques aéreos de forma independente e dentro de formações.
Possui uma superestrutura de três ilhas com tecnologias furtivas para tornar o navio de guerra praticamente invisível aos radares adversários em potencial. O deslocamento é próximo de 4.450 toneladas, o comprimento é de 135 metros. A fragata é movida por motores diesel e turbinas a gás conferindo ao navio 65.000 cavalos de potência. O navio de guerra está armado com um novo canhão de 130 mm, mísseis anti-navio, anti-submarino e antiaéreo, incluindo o Kalibr e o sistema Poliment-Redut, podendo transportar um helicóptero Ka-27 e suas variantes.
FONTE: Navy Recognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN