Nesta sexta-feira, dia 3 de novembro, às 13 horas, a Fragata Rademaker (F 49), suspenderá do Rio de Janeiro, para a Comissão “DIPLOMEX – ATLANTIS IV”.
Entre os dias 10 e 18 de novembro de 2017, a Rademaker participará das comemorações do 200° Aniversário da Armada da República Oriental do Uruguai (AROU) e conduzirá operações de caráter naval e exercícios no mar com os meios da Marinha uruguaia, a fim de contribuir para interoperabilidade dos meios participantes, estreitar os laços de amizade entre os países presentes, incrementar o nível de adestramento dos meios da MB envolvidos e realizar ação de presença no porto visitado.
A Fragata Rademaker F49, ex-HMS Battleaxe-F89, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald. Foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., em Glasgow, na Escócia. Oriunda da Royal Navy, foi incorporada a marinha do Brasil em 30 de abril de 1997, na Inglaterra. Seu deslocamento é de 4.400 ton (padrão) e 4.751 ton (carregado), com 130,8 m de comprimento, 14,8 m de boca e 6,0 m de calado.
FONTE: Comando da Força de Superfície