Por Guilherme Wiltgen
A Fragata Independência (F 44), é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil e também é a quinta unidade de uma série de 6 fragatas da classe Niterói, ordenadas em 20 de setembro de 1970, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, sendo esta também a primeira construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
A “Léo Pirata” teve sua quilha batida (casco 71) em cerimônia conjunta com a da Fragata União, em 11 de junho de 1972, sendo batizada e lançada em 2 de setembro de 1974, tendo como madrinha a Sra. Luci Geisel, esposa do Presidente da Republica Ernesto Geisel.
Entre as autoridades presentes a cerimônia de batismo da Independência, estavam o o Presidente da Republica Sr. Ernesto Geisel, o ex-Presidente da Republica Emílio Garrastazzu Médici, o Ministro da Marinha Almirante-de-Esquadra Geraldo de Azevedo Henning, o Comandante de Operações Navais Almirante-de-Esquadra José de Carvalho Jordão e o Vice-Almirante Álvaro de Rezende Rocha, Diretor do AMRJ.
Em 11.12.1978 realizou suas primeiras provas de mar, sendo submetida a Mostra de Armamento e incorporação em 3 de setembro de 1979, através da Portaria n.º 1488 de 27/08/79 do CEMA, AE Carlos Auto de Andrade, em cerimônia que contou com a presença do Ministro da Marinha AE Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Chagas Freitas e do Diretor do AMRJ, VA (EN) Hugo Friedrich Schieck Júnior.
Nesta ocasião, assumiu o primeiro comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Jorge Cardoso de Mendonça e seu atual Comandante é o Capitão de Fragata Ademar Augusto Simões Junior.
“A Independência de todos depende de cada um de nós”