Por Aleks Phillips ad Michael Knowles
Um submarino russo colidiu com uma linha de sonar rebocada pela fragata HMS Northumberland (F 238) da Royal Navy, no final de 2020. A fragata Type 23 foi escalada para procurar o submarino russo cerca de 320 quilômetros ao norte da Escócia. Este incidente só agora veio a público.
O HMS Northumberland soltou seu cabo de sonar rebocado para ouvir os sons subaquáticos e detectar onde o submarino pode ter estado. No entanto, em uma colisão surpreendente, o cabo foi “arrastado sobre o casco do submarino”.
O The Sun disse que a tripulação foi então forçada a abortar a missão e retornar ao porto para reparos. Uma fonte disse ao jornal: “Estava muito mastigado e inutilizável”.
O ex-capitão da fragata, comandante Tom Sharpe, disse: “A questão é se foi deliberado ou foi um acidente. “A detecção de navios e submarinos não é uma ciência exata. Pode ter sido uma passagem fechada que deu errado”. Uma fonte da Marinha disse acreditar que foi um “evento de chance de um milhão para um”. Eles acrescentaram que é muito provável que o submarino russo também tenha sido danificado.
A embaixada russa em Londres não quis comentar quando questionada pelo The Sun.
“A Marinha Real rastreia regularmente navios e submarinos estrangeiros para garantir a defesa do Reino Unido.”
Imagens de TV capturam o momento em que a tripulação a bordo do HMS Northumberland soa o alarme, gritando “que diabos foi isso”, “merda”, “o que diabos eu acabei de atingir” quando o submarino bate em seu sonar rebocado.
Acredita-se que seja a primeira vez que tal incidente foi documentado e tornado público. O sonar rebocado usa centenas de microfones em um cabo, que estava atrás da fragata Type 23. A tecnologia foi projetada para detectar e rastrear submarinos silenciosos e está posicionada a centenas de metros do navio. O HMS Northumberland estava em uma caça de 48 horas para encontrar o submarino russo no final de 2020, após preocupações de que ele poderia tentar conectar cabos submarinos essenciais para a comunicação e a internet.
O Channel 5 documentou a missão de sua série Warship: Life At Sea, durante a qual a tripulação lançou um helicóptero Merlin para tentar encontrar o submarino.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Express.co