Fragata FFG (X): dimensionada e armada para o papel crucial de escolta na Marinha americana




Por John Keller

Os especialistas em guerra de superfície da Marinha dos EUA deram um grande passo na direção certa em abril, enquanto seguiram com um plano desenvolver um navio de guerra de superfície para águas azuis pesadamente armado, construído especificamente para escoltar grupos de batalha de porta aviões e comboios de alto valor.

O Naval Sea Systems Command em Washington anunciou um contrato de US $ 795,1 milhões para a Marinette Marine Corp. em Marinette, Wisconsin, para projetar e construir a classe FFG (X) de fragatas de mísseis guiados de multimissão. Essas novas fragatas substituirão as fragatas da classe Oliver Hazard Perry da Marinha (as últimas foram aposentadas em 2015), e um plano abandonado para adaptar o Littoral Combat Ship (LCS) à missão da fragata. A fragata FFG (X) ainda sem nome terá velocidade, alcance, resistência e armamento necessários para o serviço de escolta em mar aberto e operações independentes. Ele será dimensionado para caber na frota de superfície naval junto aos destróieres da classe Arleigh Burke (DDG 51) e as duas variantes de LCS.

Fragata USS Kauffman da classe Oliver Hazard Perry

A aposentadoria das últimas fragatas da classe OHP, cinco anos atrás, deixou um grande buraco na capacidade da Marinha de proteger seus valiosos navios de guerra de superfície e navios de carga. As fragatas OHP eram embarcações de escolta de uso geral para proteger forças de desembarque anfíbia, grupos de suprimentos e reabastecimento. A Marinha construiu 55 desses navios, que também possuíam armas e equipamentos para operar de forma independente.

A fragata OHP tinha 445 pés de comprimento, 45 pés de largura, deslocando 4.100 toneladas, podia navegar acima de 29 nós e tinha um alcance de 4.500 milhas náuticas. O navio possuía recursos antiaéreos, anti-superfície e anti-submarino que incluíam 40 mísseis em lançadores acima do convés, além de torpedos antissubmarinos. Os líderes da marinha planejavam substituir as fragatas OHP para operar tanto em águas azuis como em águas costeiras.

USS-Kauffman (FFG 59)

O LCS, que vem em duas variantes, tem 378 pés de comprimento, 57,4 pés de largura, desloca 3.900 toneladas, pode navegar tão rápido quanto as OHPs e tem um alcance de 3.500 milhas náuticas. Possuem diferentes módulos de missão para a guerra anti-navio e anti-submarino; contramedidas para minas; e guerra assimétrica e anfíbia. O LCS é eficaz no que foi projetado para fazer: operar perto de zonas costeiras e portos em uma ampla variedade de missões flexíveis, mas não é suficientemente capaz quando se trata do tipo de serviço de escolta em oceano aberto para o qual as fragatas se destinam.

Isso levanta a questão: se o LCS não está pronto para escoltar navios valiosos, por que não colocar o destróier da classe Arleigh Burke nesse papel? A resposta: os destróieres da classe Burke são muito caros e super qualificados para o serviço de escolta. Além disso, os destróieres estão preenchendo o novo papel da defesa global contra mísseis anti-balísticos.

USS Farragut (DDG 99), destróier classe Arleigh Burke Flight II

Os destróieres Burke têm 509 pés de comprimento, 66 pés de largura, deslocam 9.500 toneladas, podem navegar a mais de 30 nós e têm um alcance de 4.400 milhas náuticas. Esses navios também possuem o sistema de combate Aegis para guerra antiaérea em rede, sendo fortemente armados, com 96 ​​mísseis no Sistema de Lançamento Vertical (VLS), que incluem o míssil de ataque terrestre BGM-109 Tomahawk; RIM-66M Míssil antiaéreo padrão; RIM-161 Míssil padrão de defesa contra mísseis balísticos; Mk 141 Harpoon, além do canhão de 5 polegadas, canhões de 25 milímetros e torpedos anti-submarinos.

A fragata FFG (X) terá espaço para 32 mísseis de lançamento de VLS, incluindo os mísseis RIM-162 Evolved Sea Sparrow e RIM174 de alcance estendido; armas anti-navio lançadas no exterior; RIM-116 Rolling Airframe Missile e metralhadoras. Além disso, o novo navio acomodará um helicóptero MH-60R Seahawk tripulado e um helicóptero não tripulado MQ-8C Fire Scout. A FFG (X) será dimensionada, armada e equipada para o papel crucial de escolta, e será um substituto digno da venerável fragata da classe Oliver Hazard Perry.

FONTE: Military & Aerospace Electronics

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile