No dia 10 de julho, durante a travessia entre Las Palmas (Espanha) e Fortaleza (CE), após participar das Comemorações Alusivas ao Centenário da 1ª Guerra Mundial, em Brest (França), a Fragata Constituição (F 42) completou 3.000 dias de mar.
Terceira unidade da Marinha a receber este nome, a Constituição, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve sua quilha batida em 1° de março de 1974, seu lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e no dia 31 de março de 1978 foi incorporada à Marinha do Brasil. Em 6 de abril de 1978, suspendeu do cais do Ocean Terminal, em Southampton (Reino Unido), para o seu primeiro dia de mar com o pavilhão nacional arvorado, tendo percorrido em seu primeiro termo de viagem 2.244,2 milhas náuticas, em oito dias de mar.
Em 10 de janeiro de 1979, iniciou a travessia de Southampton para o Rio de Janeiro, trazendo consigo 136 militares e um “urso” (presente recebido em sua despedida) que representa até os dias de hoje o espírito aguerrido do navio e que, diariamente, é provado e renovado por sua tripulação.
Ao longo desses 39 anos de existência, a Fragata realizou inúmeras comissões com navios da Esquadra, Forças Distritais e Marinhas amigas, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal, com destaque para a Busca e Salvamento do Voo AF-447, “Líbano-III” e “Líbano-VI” em que foi o capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), “Unitas Gold” e “Fraterno/Bogatun-Exponaval 2016”.
“Ao elo que nos une, ao Urso.”