Por Fatima Bahtić
A Administração de Material de Defesa Sueca (Försvarets Materielverk – FMV), as forças armadas suecas e a empresa de defesa local Saab testaram um novo sistema de torpedo leve, o torpedo 47, em uma plataforma temporária.
Conforme divulgado, o teste de disparo no mar foi realizado em um barco de combate 90 (CB90), uma rápida embarcação de assalto militar desenvolvida pelo estaleiro sueco Dockstavarvet, uma parte da Saab.
Os testes de lançamento mostraram que essa combinação de sistema de armas e plataforma se encaixa muito bem. Em particular, os resultados mostram que o sistema de armas Torpedo 47 funciona bem, mesmo com plataformas menores do que o sistema é tradicionalmente desenvolvido, de acordo com a FMV.
“Realizamos testes e testes com o Torpedo 47 instalado em um CB90”, disse Joakim Drakfors, gerente de projetos da FMV.
“Foi uma colaboração entre os projetos Batalhão Anfíbio 2030 e o novo torpedo leve. Vemos essa solução do sistema como uma boa plataforma na qual poder testar ou desenvolver instalações temporárias do sistema de armas”.
Segundo os funcionários, o torpedo 47 pode ser combinado com outros sistemas de ataque no futuro e coordenar a ação em duas dimensões contra ameaças abaixo da superfície e acima da água.
A preparação dos resultados está sendo realizada entre o FMV e as forças armadas suecas para planejar como as descobertas serão tratadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Today