No dia 24 de abril, o Comandante das Forças Especiais Sul dos Estados Unidos (SOCSO), General de Brigada Sean P. Mulholland, e comitiva, visitaram a Força de Submarinos. O evento objetivou aprofundar e fortalecer as relações militares entre as duas Forças, além de estimular futuras atividades bilaterais de segurança, relacionadas a Operações Especiais.
A bordo da Base Almirante Castro e Silva, o Comandante da SOCSO foi conduzido diretamente ao Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), onde teve a oportunidade de conhecer os principais equipamentos empregados pelos MEC da Marinha do Brasil (MB). Entre os artigos, destacam-se o dispositivo de propulsão de mergulhadores (DPM), empregado para incursões marítimas em locais de sinistro, e a lancha de abordagem não cooperativa “Hurricane 753”, revestida por um casco resistente a perfurações, utilizada na interceptação e abordagem não cooperativa de navios e alvos de interesse.
Em seguida, a comitiva visitou o Centro Hiperbárico, no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché, onde pôde observar como operam as câmaras hiperbáricas e a sala de controle da instalação, utilizadas na prática de mergulho saturado. Por fim, o grupo participou de um exercício no Treinador de Imersão, onde Oficiais e Praças submarinistas simulam diversos tipos de manobras a bordo de um submarino, durante seus cursos de aperfeiçoamento.
A programação foi encerrada com um almoço oferecido pelo Comandante do GRUMEC, Capitão-de-Fragata Diller de Abreu Junior.