Força Aérea Portuguesa realiza o Real Thaw 2014

f16 portugues

A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai realizar entre os próximos dias 03 e 14 de Fevereiro a edição anual do seu exercício multinacional tático Real Thaw (RT).

O RT 2014 tem como principais objetivos proporcionar um ambiente operacional o mais realístico possível dos teatros de operações atuais, o treino adequado aos vários participantes tendo em consideração os meios aéreos, terrestres e marítimos empregados e respectivos requisitos de treino e a interoperabilidade entre países e os seus meios.

Para o cumprimento dos objetivos estão planejadas varias missões aéreas e terrestres, que decorrerão na região do norte do território continental português, principalmente nas zonas de Monte Real, Seia, Trancoso, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Meda e Lamego.

Em termos de meios portugueses, o exercício envolverá a FAP com aeronaves F-16AM/BM Fighting Falcon, C-130H Hercules, C-295M, Alpha Jet A, P-3C CUP+ Orion e SE3160 Alouette III, a Unidade de Proteção da Força (UPF), Controladores Aéreos Avançados, o Centro de Relato e Controlo (CRC) “Batina” de Monsanto em Lisboa e uma diversificada estrutura de apoio. A Marinha Portuguesa com duas fragatas, um navio reabastecedor e forças de fuzileiros e o Exército português com tropas e meios da Brigada de Reação Rápida (BRR) e da Brigada Mecanizada (BrigMec).

A Força Aérea dos Estados Unidos participa com caças de superioridade aérea F-16C Fighting Falcon do 555º Esquadrão “Triple Nickel” a partir da Base Aérea de Aviano na Itália e com Controladores Aéreos Avançados, a OTAN (NATO), com a aeronave de controlo aéreo avançado E-3A, a Força Aérea Real Holandesa com Controladores Aéreos Avançados e a empresa Britânica Cobham com duas aeronaves Falcon 20, configuradas para operações de guerra eletrônica.

FONTE: defensa.com – Victor M.S. Barreira

FOTO:Victor M.S. Barreira

Sair da versão mobile