Fincantieri lançou o 2º PPA ‘Francesco Morosini’ para a Marinha Italiana

O 2º PPA 'Francesco Morosini' para a Marinha Italiana. Imagens da marinha italiana




Por Xavier Vavasseur

A cerimônia de lançamento do Francesco Morosini, navio de patrulha offshore de uso geral (PPA), aconteceu hoje no estaleiro Riva Trigoso da Fincantieri (Cantiere navale di Riva Trigoso), na presença do chefe do Estado-Maior da Marinha Italiana (Marina Militare) Giuseppe Cavo Dragone.

O PPA Francesco Morosini, o segundo de sete unidades, deve ser comissionado em março de 2022. Faz parte do plano de renovação da frota da Marinha Italiana, aprovado pelo governo e pelo parlamento e iniciado em maio de 2015 (“Lei Naval”).

Novo patrulha offshore Paolo Thaon di Revel da Marinha Italiana (PPA) chegou à água no início de julho de 2019. Foto de Luca Peruzzi.

O Francesco Morosini deveria ir ao mar no final de março, mas a Fincantieri teve que adiar o lançamento por causa da crise do Coronavírus (durante a qual a empresa interrompeu a produção em todos os seus estaleiros). Contactado pelo Naval News, um porta-voz da Fincantieri disse no início do mês que o lançamento estava marcado para junho. Em relação ao terceiro PPA, Raimondo Montecuccoli e o quarto, a Fincantieri garantiu que a produção está “perfeitamente dentro do prazo” e que não se espera atrasos. Todos os locais de produção foram reabertos a partir de 20 de abril.

O navio de patrulha PPA (Pattugliatore Polivalente d’Altura) tem 133 metros de comprimento e pode transportar 90 tripulantes com acomodações adicionais para até 171 membros. A planta de propulsão híbrida flexível do navio possui pequenos motores montados na caixa de engrenagens para operações de baixa velocidade, dois motores diesel de propulsão para serviço em velocidade média e a turbina a gás LM2500+G4 para atingir mais de 31 nós.

Os PPAs estão sendo construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano, da Fincantieri, com entrega prevista para o primeiro navio da classe, em 2021, enquanto as entregas a seguir ocorrerão em 2022, 2023, 2024 (duas unidades), 2025 e 2026.

A cerimônia de lançamento do primeiro PPA Paolo Thaon di Revel, ocorreu em 15 de junho de 2019 no estaleiro Fincantieri em Muggiano (La Spezia). O primeiro navio da classe iniciou os testes no mar em 19 de novembro de 2019. Ele deverá ser comissionado em 2021 com a Marinha Italiana no próximo ano.

1º PPA da Marinha Italiana ‘Paolo Thaon of Revel’. Foto OCCAR

Versões do PPA: Light, Light + & Full

O PPA é um navio altamente flexível, com capacidade para atender a várias funções, desde patrulhas com capacidade de resgate marítimo até operações de proteção civil e, em sua versão mais equipada, embarcação de combate de primeira linha. De fato, existirão diferentes configurações do sistema de combate: a partir de uma versão “leve” para a tarefa de patrulha, integrada para a capacidade de autodefesa, a uma versão Full (completa), equipada para uma capacidade de defesa completa. A embarcação também é capaz de operar embarcações de alta velocidade, como o RHIB (barco inflável com casco rígido) de até 11 metros de comprimento através de guindastes laterais ou uma rampa de transporte localizada na popa.

A versão Full do PPA terá seu deslocamento total aumentado para 6.270 toneladas (comparado a 5.880 toneladas para a versão “light +” e 5.830 toneladas para a versão “light”) e seu comprimento aumentado para 143 metros. O PPA Full será assim comparável às fragatas italianas do tipo FREMM (deslocamento total de 6.900 toneladas e comprimento de 144 metros). O complemento de tripulação da configuração Full do PPA deve ser de 173 pessoas.

Sistemas de sensores e armas PPA

O conjunto de sensores e armas desses “navios-patrulha” é bastante impressionante, pois o PPA na configuração Full será equipado com o sistema de radar de banda dupla Leonardo AFAR (bandas C e X) , que fornece recursos de defesa contra mísseis e um sonar rebocado e montado no casco.

O armamento do navio deve incluir o sistema de mísseis antiaéreos SAAM-ESD com 16 lançadores verticais para os SAM Aster 15 e o Aster 30, oito mísseis antinavios Teseo/Otomat Mk 2A Evolution, um canhão principal Leonardo LW de 127 mm / 64 e um canhão secundário de 76 mm com munição guiada Strales/Davide, dois sistemas de armas remotas de 25 mm e dois lançadores de torpedos de 533 mm. O hangar poderá acomodar dois NH90 ou um único helicóptero AW101. Na popa do navio, há uma rampa para lançar e recuperar rapidamente um RHIB de 11 metros, bem como duas zonas modulares com a possibilidade de colocar lá um total de 13 contêineres padrão para carga útil reconfigurável.

Especificações do PPA

• 132,5 metros de comprimento
• Velocidade superior a 31 nós, de acordo com a configuração da embarcação e as condições operacionais
• 171 pessoas da tripulação
• Equipado com diesel combinado, uma planta de turbina a gás (CODAG) e um sistema de propulsão elétrica
• Capacidade de fornecer água potável à terra
• Capacidade de fornecer eletricidade para terra com 2000 kW de potência
• 2 zonas modulares na popa e no centro do navio que permitem o embarque de vários tipos de módulos operacionais / logísticos / residenciais / de saúde em contêineres (em particular, a área da popa pode receber e manipular em uma área coberta até 5 módulos em contêineres ISO 20 ”, enquanto a zona central pode receber e manipular até 8 contêineres ISO 20”)

FONTE: Naval News

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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