Na presença do Vice-Primeiro Ministro e Ministro de Estado para Assuntos da Defesa, Khalid bin Mohamed Al Attiyah, e do Ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, ocorreu no estaleiro de Palermo a cerimônia de lançamento do LPD Al Fulk (L 141), encomendado à Fincantieri pelo Ministério da Defesa do Catar no âmbito do programa nacional de aquisições navais.
O LPD, inteiramente construído por estaleiros italianos, é projetado de acordo com as regras RINAMIL (regras para classificação de navios militares) para garantir conexões terra-ar-marinha extremamente eficientes. O navio será altamente flexível e capaz de cumprir diferentes tipos de tarefas, desde intervenções humanitárias ao apoio às Forças Armadas e operações terrestres.
O Al Fulk possui cerca de 143 metros de comprimento, 21,5 metros de largura e terá capacidade para acomodar cerca de 550 pessoas a bordo, equipado com duas rampas para veículos e um cais interno alagável, capaz de acomodar um LCM (Landing Craft Mechanized). O convoo é dimensionado para operar com o helicóptero NH90.