Trieste, Março de 2021 – O navio de apoio logístico LSS Vulcano (A 5335), encomendado à Fincantieri no âmbito do plano de renovação da frota da Marinha Italiana, foi entregue pelo Estaleiro Integrado Naval de Muggiano. O programa plurianual de renovação da frota da Marinha Italiana prevê a construção, além do LSS, da unidade de transporte e desembarque LHD (ou Landing Helicopter Dock) Trieste, em construção neste mesmo estaleiro com entrega em 2022, como além de sete Navios de Patrulha Offshore Multifuncionais (PPA), que entrarão na frota a partir deste ano.
A característica fundamental comum a todas as três classes de navios é seu alto nível de inovação, proporcionando-lhes um grau considerável de eficiência e flexibilidade no atendimento a diferentes perfis de missão. Em particular, trata-se de embarcações de dupla utilização, o que significa que podem ser utilizadas tanto para fins militares normais, como a favor da comunidade (como por exemplo para proteção civil), e também têm um baixo impacto ambiental graças a um Sistema de propulsão auxiliar de última geração, com baixo nível de emissão de poluentes (motores elétricos).
O projeto “Vulcano” está na base do programa FLOTLOG (“Flotte Logistique”), que consiste na construção de quatro LSS destinados à Marinha Francesa, pelo consórcio temporário entre Chantiers de l’Atlantique e Naval Group no âmbito do Programa LSS ítalo-francês liderado pela OCCAR (Organização para Cooperação Conjunta de Armamento).
A construção das seções avançadas desses navios foi encomendada à Fincantieri, que no mês passado colocou a quilha do primeiro navio em seu estaleiro em Castellammare di Stabia (Nápoles). O Vulcano é classificado pelo RINA de acordo com convenções internacionais sobre prevenção da poluição tanto nos aspectos mais tradicionais, como os da Convenção MARPOL, quanto aqueles ainda não obrigatórios, como a Convenção de Hong Kong sobre reciclagem de navios.
Características do Navio de Apoio Logístico LSS Vulcano
O LSS é uma embarcação de apoio logístico à frota, dotada de capacidades hospitalares e assistenciais graças à presença de um hospital totalmente equipado, completo com salas cirúrgicas, salas de radiologia e análises, consultório dentário e quartos de hospital que terão capacidade para hospedar até 17 pacientes gravemente feridos. O navio combina capacidade de transporte e transferência para outras embarcações de líquidos (óleo diesel, combustível de aviação, água doce) e sólidos (peças sobressalentes de emergência, alimentos e munições) e para realizar no mar reparos e trabalhos de manutenção para outras embarcações.
Os sistemas de defesa estão relacionados à capacidade de comando e controle em cenários táticos, comunicações e sistemas de defesa dissuasivos e não letais. A embarcação também é capaz de embarcar em sistemas de defesa mais complexos e se tornar uma plataforma de inteligência e guerra eletrônica.
- 193 metros de comprimento,
- velocidade de cerca de 20 nós
- Tripulação de 235 pessoas incluindo especialistas
- 4 estações de reabastecimento na viga e 1 a ré
- Capacidade para fornecer água potável à terra
- Capacidade para fornecer eletricidade à terra com 2500 kw de potência
- Possibilidade de embarcar até 8 módulos residenciais e de saúde
- Realizar resgates no mar, por meio de operações de recuperação no fundo do mar (o navio está equipado com guindaste de 30 toneladas estabilizado)
- Base para operações de resgate através de helicópteros e embarcações especiais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN