A contagem regressiva já começou, daqui a exatos 50 dias, ocorrerá o lançamento da Fragata Tamandaré (F200), a primeira da classe de quatro navios Meko 100, que estão sendo construídos pela thyssenkrupp Marine Systems no Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC).
No início do mês ocorreu, pela primeira vez, o deslocamento da fragata Tamandaré do galpão até a área externa do estaleiro. Assim, abriu-se espaço para a edificação do segundo navio da classe, a Fragata Jerônimo de Albuquerque (F 201).
Com 107,2 metros de comprimento e 20,2 metros de altura, a fragata Tamandaré foi deslocada para fora, em um percurso de 120 metros que foi completado em três horas.
Para dar uma ideia do tamanho do navio, o peso durante a manobra era de aproximadamente 2.800 toneladas, o equivalente ao peso de cerca de 1.800 carros de passeio. Já a altura da fragata corresponde a um prédio de sete andares.
A movimentação foi realizada com precisão e segurança por um sistema de transporte hidráulico operado por controle remoto com capacidade de transportar até 4.200 toneladas. A velocidade do deslocamento foi de 0,6 metro por minuto.