MARINHA DO BRASIL
COMANDO DE OPERAÇÕES NAVAIS
NOTA À IMPRENSA
Rio de Janeiro-RJ.
Em 05 de agosto de 2020.
A Marinha do Brasil, por meio do Comando de Operações Navais, informa que, após a explosão ocorrida na região do Porto de Beirute, no Líbano, o Comando da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL) e a Fragata Independência adotaram diversas ações para contribuir com
o esforço empregado pela UNIFIL para apoiar a Corveta Bijoy, da Marinha de Bangladesh, que sofreu danos no dia de ontem.
A Fragata Independência, com o Comando da FTM-UNIFIL embarcado, permanece operando normalmente no mar, em área de patrulha próxima a Beirute.
A Corveta Bijoy sofreu avarias materiais e teve alguns de seus tripulantes feridos. Os casos mais graves foram prontamente removidos para hospitais nas cidades de Beirute e Saïda. Na manhã de hoje (5), a Fragata Independência enviou uma lancha com uma equipe médica e militares especializados em Controle de Avarias, a fim de apoiar a tripulação da Bijoy.
Foram realizados atendimentos médicos e uma avaliação estrutural do navio.
O Comando da Força-Tarefa e a Fragata Independência permanecem participando das iniciativas de apoio ao Navio de Bangladesh, sua tripulação, bem como possíveis ações do Governo
do Líbano voltadas para o restabelecimento das operações do Porto de Beirute.
A Marinha do Brasil se solidariza com familiares e entes próximos das vítimas atingidas pelo grave acidente ocorrido em Beirute, em 04 de agosto.
FONTE: MB
FOTOS: UNIFIL