Na sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, ocorreu a cerimônia de batismo e transferência do Expeditionary Survey Boat (ESB) Hydrograaf para a Real Marinha da Holanda no Damen Shipyards Den Helder (DSDH).
Devido às medidas de restrições ao coronavírus, atualmente em vigor, a cerimônia de batismo e transferência aconteceu com a maioria dos convidados presentes através de uma transmissão ao vivo. O batismo também foi realizado remotamente, por meio da qual a secretária de Estado, Barbara Visser, quebrou a garrafa de champanhe contra o navio em Den Helder com o apertar de um botão.
O projeto e a construção do Hydrograaf foram realizados em estreita colaboração entre o DMO e o DSDH. Peter van den Berg do DSDH disse que “Nosso gerente de projeto, junto com o Ministério da Defesa, entregou um projeto de alta tecnologia na construção deste novo tipo de navio”.
Após a cerimônia de batismo, o ESB foi simbolicamente entregue pelo DSDH ao Diretor de Projetos da Defensie Materieel Organistatie (DMO), Comandante Kreiter, seguido por um brinde ao navio e sua tripulação.
Nas próximas semanas, o ESB será preparado para ser entregue ao RNLN, que começará a operar a embarcação após um período de trabalho de várias semanas. O ESB fornecerá informações atualizadas sobre as condições do solo e a situação abaixo da linha de água nos locais onde essa visão é necessária. Com essas informações, a Marinha Real da Holanda (RNLSN) apoia operações marítimas expedicionárias e fornece um ambiente no qual os navios possam navegar com segurança. As principais tarefas do ESB são:
- Coletar informações ambientais para tomar decisões sobre as (im)possibilidades de uma operação anfíbia;
- Execução de operações de levantamento hidrográfico em apoio a operações de socorro de emergência e
- Apoio nas tarefas hidrográficas civis na plataforma continental nacional (NCP).
Possui 16 metros de comprimento e pode ser implantado a partir de navios como o Zr. Ms. Johan de Witt. O ESB pode realizar levantamentos hidrográficos de forma independente sob condições táticas em a longa distância do navio-mãe. Ela é uma plataforma totalmente desenvolvida que é comparável a uma embarcação de pesquisa hidrográfica e atende aos mais altos padrões de pesquisa.
O nome foi escolhido em homenagem ao Navio Hydrograaf de 1910. É também uma referência clara à missão principal.