Exército ocupa usina de Ilha Solteira e simula defesa do local

eb

Por Douglas Cossi Fagundes

O 47º BI do Exército ocupou a usina de Ilha Solteira nesta quarta-feira (4), para treinamento da tropa na defesa da hidrelétrica, considerada de importância estratégica para o país. Ação semelhante vem sendo realizada nas usinas de Jupiá, em Castilho, e Três Irmãos, em Pereira Barreto.

O exercício de defesa de estruturas estratégicas envolve cerca de 120 soldados, além de várias viaturas. Cada usina foi ocupada por militares aptos a defendê-la e garantir o seu funcionamento.

Segundo o capitão Souza, do 47º BI do Exército, a operação é para treinamento da tropa, em um quadro de garantia de defesa da hidrelétrica. “Fazemos exercícios como esse para estar capacitado a operar , caso a sociedade necessite e a presidência da República determine”, explicou Souza.

Esse tipo de treinamento é realizado com frequência pelo exército, devido a preocupação com as estruturas estratégias, como é o caso da usina de Ilha Solteira, de grande importância para a produção de energia no país. “Essa usina, mais a de Jupiá, é responsável por um percentual muito significativo da energia do Brasil inteiro. E para defender uma estrutura como essa, é necessário que você venha até aqui, entenda o seu funcionamento, veja os pontos sensíveis, para que você realmente faça uma segurança eficiente”, explicou o capitão.

Durante a operação, os militares estão fazendo atividades relacionadas diretamente à segurança. “Quem está de fora percebe um patrulhamento ostensivo. É uma operação, basicamente, de polícia, em que a finalidade é mostrar presença e que o exército está protegendo a estrutura. Estamos aqui com toda a capacidade de bloquear a usina, se necessário for”, explicou o capitão.

Além de Ilha Solteira, a operação também acontece nas usinas de Jupiá (em Castilho) e Três Irmãos (Pereira Barreto). “O Urubungá (que reúne as três usinas) é um complexo, que fica dentro da nossa área de responsabilidade. Estamos com um posto de segurança estática aqui e com grupamentos em Jupiá e Três Irmãos, a fim de proteger essas estruturas estratégicas”, finalizou Souza.

Não há informação sobre o prazo da operação.

FONTE: ilhadenoticias.com

Sair da versão mobile