Por Luiz Padilha
Ocorreu hoje, 21 de setembro, a Assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), entre a Diretoria de Fabricação (DF) e o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), como parte do Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas (POEB), do Exército Brasileiro (EB).
A assinatura do Termo permitirá a construção, pelo Arsenal de Marinha, em parceria com a Diretoria de Fabricação do EB, de quatro Lanchas de Operações Ribeirinhas modelo São Félix do Araguaia (LOpRib-SFA), embarcação desenvolvida a partir das LOpRib Excalibur, projetadas e construídas pela Base Fluvial de Ladário.
O evento contou com a presença do General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, do General de Exército Anísio David de Oliveira Júnior, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, do General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela, Diretor de Fabricação e do General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, Diretor de Material de Engenharia. Pela Marinha do Brasil estiveram presentes o Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, Diretor-Geral do Material da Marinha, o Contra-Almirante (EN) Mauro Nicoloso Bonotto, Diretor do AMRJ e o Contra-Almirante (RM1) Marcio Thadeu Francisco das Neves, Superintendente de Manutenção de Meios de Superfície da Diretoria Industrial da Marinha.
A comitiva do Exército Brasileiro teve a oportunidade de conhecer o Edifício nº4 onde serão construídas as embarcações.
Esse é um passo muito importante tanto para o AMRJ quanto para o Exército Brasileiro, pois incrementa a construção naval no AMRJ e o EB passa a contar com um excelente produto desenvolvido no Brasil. As 4 LOpRibs serão customizadas, recebendo alterações desenvolvidas pelos engenheiros do EB e, segundo o General Furlan em entrevista ao Defesa Aérea e Naval, há a necessidade de se adquirir pelo menos 2 centenas de LOpRibs.
A opção do EB foi no sentido de adquirir um produto nacional, fortalecer a cadeia produtiva da Base Indústrial de Defesa (BID), gerando empregos e isso tudo aliado a qualidade das lanchas produzidas pelo AMRJ, o que demonstra que a parceria MB/EB só tende a aumentar.
O AE Bettega enfatizou a importância deste contrato para a MB, alavancando a construção naval no AMRJ e a geração de empregos.
O CA Bonotto disse que a construção das LOpRibs podem ocorrer tanto no Rio de Janeiro como em outros locais, proporcionando a MB aumentar a cadência de produção das LOpRibs, como por exemplo a Base Fluvial de Ladário (que já construiu 4 unidades do modelo Excalibur), e a Base Naval de Val de Cães em Belém.
Ao final, as autoridades receberam lembranças do AMRJ referente as LOpRibs.
Características técnicas das unidades a serem fabricadas:
– Comprimento: 8,83 m;
– Boca: 2,74 m;
– Calado: 0,53 m (rabeta);
-Velocidade máxima: superior a 28 nós;
– Capacidade de Transporte: 17 tripulantes;
– Casco: Casco de alumínio tipo planeio, velocidade de planeio 21 nós;
– Propulsão: 2 propulsores centro-rabeta de 320hp, óleo diesel marítimo (ODM);
– Blindagem: Lateral e frontal, altura média de 1100 mm;
– Cabine: aberta;
– Deslocamento: 5,6 toneladas;
– Armamento: suporte para 01 MAG na proa e 02 metralhadoras tipo 7,62 nas laterais.