Por Luiz Padilha
Por volta das 8:30h, o navio de patrulha oceânico Apa P 121, suspendeu rumo ao ponto de encontro com os outros navios participantes do exercício. Na saída, foi possível observar a chegada ao Rio de Janeiro da fragata Rademaker F 49, que retornava dos Estados Unidos, onde operou junto à US Navy.
Após o NPaOc Apa, foi a vez da fragata Constituição F 42 suspender, levando a bordo o contra-almirante Biasoli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, para o exercício Passex com a Marinha chinesa.
O primeiro navio chinês a suspender, foi o navio Multipropósito Poyanghu 882, que seguiu direto rumo à Argentina. Em seguida, a fragata Liuzhou FFG-573 e na sequência o destroyer Lanzhou DDG-170.
Após o “rendevouz” dos navios no ponto determinado, ocorreram Manobras Táticas entre as duas Marinhas, o que gerou enorme expectativa, pois não há o costume de operarem juntas. Várias formações foram executadas e o que se viu, foi uma excelente coordenação entre as Marinhas.
Os navios se posicionaram em FORM ÍNDIA e neste momento, o helicóptero chinês Harbim Z-9, decolou para a realização de várias passagens junto aos navios, demonstrando sua versatilidade e realizando o “cross-deck” na fragata Constituição. Na sequência, o helicóptero UH-13 do esquadrão HU-1, realizou o cross-deck a bordo do destroyer Lanzhou DDG-170.
Após o pouso das aeronaves, os navios se separaram, para o início da faina Light-line, onde os navios precisam navegar lado a lado, na mesma velocidade e rumo, mantendo uma distância de até 12 metros entre eles, para que um cabo seja passado e na sequência cargas leves possam ser transferidas entre os navios.
Apesar de parecer uma faina simples, o Light-line se não for bem executado, pode acabar em acidente, como o abalroamento entre os navios, onde vidas correm risco, além do prejuízo que este tipo de acidente pode acarretar.
Apesar do mar estar em condições força 6, o exercício de ataque aéreo que seria executado pelo Esquadrão VF-1 e pelo Esquadrão HS-1, acabaram não ocorrendo.
Assim, os navios se despediram com os chineses seguindo rumo à Argentina e os brasileiros retornando para a Base Naval do Rio de Janeiro.