Exercício Malabar – Japão lidera exercício com EUA e Índia pela primeira vez




Por CHRISTIAN LOPEZ

Base Naval de Yokosuka, Japão – Exercícios navais envolvendo navios de guerra e aeronaves dos Estados Unidos, Japão e Índia começaram na quarta-feira na costa de Sasebo, no Japão.

Exercício Malabar é um exercício anual de 10 dias que visa abordar ameaças compartilhadas e melhorar as relações entre os países participantes.

Este ano, pela primeira vez, a Força de Autodefesa Marítima do Japão liderará o exercício Malabar através de uma série de eventos de treinamento em terra e no mar, de acordo com um comunicado divulgado quarta-feira pela 7ª Frota dos EUA.

USS McCampbell (DDG 85)

“Graças ao trabalho árduo de equipes e líderes nas marinhas da Índia e dos EUA, agora desfrutamos desse excelente relacionamento entre nossos três países”, afirmou o almirante do JMSDF Masafumi Nishiwaki no comunicado. “Este exercício é uma oportunidade para integrar totalmente nossas equipes e refinar nosso apoio um ao outro, para que possamos ter maior confiança em nossos recursos combinados”.

O exercício Malabar se concentra em habilidades avançadas de combate, patrulha marítima e operações de reconhecimento, guerra de superfície e anti-submarina, operações de helicóptero e muito mais, de acordo com o comunicado.

A Marinha dos EUA enviou o destróier de mísseis guiados USS McCampbell (DDG 85) de Yokosuka, o navio de transporte anfíbio USS Green Bay (LPD 20) de Sasebo e um submarino nuclear de ataque rápido sem nome divulgado da classe Los Angeles do Submarine Group 7.

Porta helicópteros JS Kaga (DDH 184)

O Japão enviou o porta-helicóptero JS Kaga (DDH 184), os destróiers JS Samidare (DD 106) e JS Chokai (DDG 176). A Marinha indiana enviou sua fragata furtiva INS Sahyadari (F 49), a corveta de guerra antissubmarina INS Kiltan (P 30) e aeronaves de patrulha marítima de longo alcance Poseidon-8I.

INS Sahyadri (F 49) Foto Clyde Dickens

Malabar começou em 1992 com os EUA e a Índia. O Japão se tornou um parceiro permanente em 2015.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile