Exercício de Combat-SAR com o EC725 da Força Aérea francesa

De 4 a 08 de novembro de 2013, ocorreu o exercício “Salamandre” na Base Aérea (BA) 126 Ventiseri-Solenzara, organizado pelo l’escadron d’hélicoptères (EH) 1/67 Pyrénées, baseados na BA 120 Cazaux.

Duas aeronaves EC725 Caracal e 49 pilotos do 1/67, foram acompanhados por nove comandos do CPA 30 (commando parachutiste de l’air n°30). A escolha para sediar o exercício deste ano foi focada na Córsega, por esta ser uma região que possui uma topografia variada, ideal para o treinamento de missões de busca e salvamento, bem como de recuperação de pessoas isoladas. O relevo da ilha, combinado com o seu litoral, é valorizado por sua semelhança com os ambientes em que as equipes de comando enfentram nos teatros de operações.

Nos últimos anos, a França ocupa uma posição de destaque na área de Recuperação de Pessoal (Personnel Recovery), amplamente reconhecido na OTAN, operando com o EH 1/67 Pyrénées e o CPA 30. Suas sucessivas experiências no Afeganistão, na Líbia e mais recentemente no Mali, durante a operação de Serval, ajudou a evidenciar a sua eficácia e sua capacidade de C-SAR (Combat-SAR).

No chão, os homens dependem de uma máquina moderna, o EC 725 Caracal, que está operacional no 1/67 desde 2006 e que possui um grande raio de ação, por ser equipado com uma sonda para reabastecimento em voo. É também o primeiro helicóptero francês equipado com um sistema de blindagem e de auto-proteção, que inclui dispositivos para detecção de mísseis guiados por radar, além do FLIR, que o capacita a operar de dia ou a noite e em condições adversas de tempo.

FONTE e FOTOS: Armée de l’Air

Sair da versão mobile