Euronaval: OCCAR e Marinha Italiana vão integrar o míssil NCM na FREMM EVO

O gerente do programa OCCAR HORIZON, Sr. Luigi Durante, assinou, em nome da Itália, a ordem para a ativação de uma opção-chave prevista no Contrato FREMM.

Esta etapa lançará um estudo de viabilidade para integrar o Naval Cruise Missile (NCM) System e desenvolver a capacidade de “Deep Strike” nas Fragatas FREMM italianas.

O acordo foi assinado com a Orizzonte Sistemi Navali, representada pelo Sr. Davide Traverso, e que será totalmente apoiada pela MBDA.

O evento contou com a presença do Chefe da Marinha Italiana, Enrico Credendino, do Vice-Almirante Giuseppe Abbamonte, Diretor da Diretoria de Armamentos Navais e representante do Comitê do Programa Italiano, General Gaël Diaz de Tuesta da DGA e do Sr. Giovanni Soccodato da MBDA.

Este marco reflete o compromisso contínuo do MoD italiano e da Marinha italiana em explorar a adição de capacidades de ataque profundo.

As duas Fragatas FREMM EVO, com essas potenciais atualizações, estão programados para serem entregues em junho de 2029 e junho de 2030.

O OCCAR desempenhou um papel vital na facilitação desse progresso, apoiando a cooperação e a troca de capacidades entre a Itália e a França.

O sucesso do Programa FREMM demonstra como o OCCAR promove a colaboração, unindo órgãos de defesa nacionais como a DGA da França, o MoD italiano (Secretaria Geral de Defesa e Diretoria de Armamento Naval) e as duas Marinhas.

Essa cooperação entre a Itália e a França dentro da estrutura do OCCAR destaca os benefícios da colaboração multinacional em defesa, alcançando capacidades avançadas de defesa em um período de tempo relativamente curto.

Sair da versão mobile