Por Guilherme Wiltgen
O programa industrial de grande escala, o Porte-Avions Nouvelle Génération (PA-Ng), é o resultado de uma poderosa aliança industrial entre Chantiers de l’Atlantique e o Naval Group, que são os principais contratantes por meio da Joint Venture MO Porte-Avions.
O futuro capitânia da Esquadra Francesa vai possuir um deslocamento de 75.000 toneladas, a propulsão será elétrica e movida a energia nuclear.
As três catapultas serão a General Atomics Electromagnetic Systems (GA-EMS) e o sistema de parada com cabo de arrasto, para a recuperação de aeronaves, será o Advanced Arresting Gear (AAG), também fornecido da General Dynamics, ambos via FMS e já aprovados pelo congresso dos EUA.
O navio deverá contar com capacidade de defesa de curto e médio alcance.
O programa PA-Ng foi formalmente aprovado em 8 de dezembro de 2020 e está programado para entrar em serviço em 2038, substituindo o Charles de Gaulle. Estima-se que deve custar mais de € 5 bilhões (US$ 6,06 bilhões).
O navio-aeródromo terá 300 m de comprimento, 40 m de boca e 75.000 t de deslocamento. Seu grupo aéreo será de 30 aeronaves e tripulação de 2.000 homens.