Começou hoje a EUROMARITIME 2024 em Marselha-França. A EUROMARITIME é uma exposição da inovadora indústria marítima, reunindo armadores, portos e industriais. São mais de 300 expositores este ano com 52 países.
Christophe Castaner, Presidente da feira, inaugurou a exposição na presença de Christophe Madrolle, Vice-Presidente da Région Sud – Provence-Alpes-Côte d’Azur, Pierre Karleskind, Deputado ao Parlamento Europeu, Louis le Pivain, Vice-Presidente da GICAN, Nathalie MERCIER-PERRIN, Presidente da Cluster Maritime Français e muitas outras personalidades do mundo económico marítimo.
A indústria naval francesa mostrará seus pontos fortes nos vários stands conjuntos dos parceiros Pôle Mer Méditerranée, BPN, Normandie Maritime, Réseau Neopolia e muitos outros. A inovação naval está em vigor com um espaço SEAnovation dedicado a startups marítimas inovadoras.
Não pode haver globalização sem maritimização. Não há maritimização sem segurança marítima! Esta é uma prioridade para o livre fluxo de comércio. Por isso, esta edição está sendo feita com o patrocínio da Secrétariat général de la mer – Premier ministre (SGMer). Um dia será dedicado a este tema com a chegada de muitas delegações europeias e euro-mediterrânicas da ação do Estado no mar.
Muitos outros destaques são esperados com a criação de vários espaços dedicados, incluindo um sobre cibersegurança marítima, um sobre a proteção do ambiente marítimo e o combate à poluição, e outro dedicado aos institutos de pesquisa.
Será também a ocasião para a realização do primeiro Fórum Marítimo Eurafricano (FoMEA), dedicado à promoção da Economia Azul e do desenvolvimento marítimo na África. Este evento, que reunirá as principais partes interessadas marítimas africanas, líderes de projetos, instituições, gestores portuários e gerentes de empresas de navegação, acontecerá durante todo o dia na quinta-feira, 1º de fevereiro.
A exposição foi organizada pela SOGENA (Naval Events Organisation and Management Company), subsidiaria da GICAN (Grupo de Indústrias da Construção e Atividades Navais) da França.