Por Guilherme Wiltgen
Hoje (14) o Secretário de Defesa Lloyd J. Austin III confirmou o envio do segundo Carrier Strike Group para o Mediterrâneo oriental para se juntar ao USS Gerald R. Ford CSG, que chegou na quarta-feira (11) para apoiar Israel.
O Secretário de Defesa declarou hoje que “Ordenei ao USS Dwight D. Eisenhower Carrier Strike Group (CSG) que começasse a mover-se para o Mediterrâneo Oriental, como parte do nosso esforço para dissuadir ações hostis contra Israel ou quaisquer esforços para ampliar esta guerra após o ataque do Hamas a Israel”.
O CSG inclui o cruzador USS Philippine Sea (CG 58), da Classe Ticonderoga, os destróieres USS Gravely (DDG 107 ) e USS Mason (DDG 87), Classe Arleigh Burke, e Carrier Air Wing 3, com nove esquadrões de aeronaves embarcados.
O USS Eisenhower CSG se juntará ao USS Ford Carrier Strike Group, que chegou no início desta semana. O Ford CSG inclui o USS Normandy, o USS Thomas Hudner, o USS Ramage, o USS Carney e o USS Roosevelt.
No início da semana, a Força Aérea dos EUA anunciou o envio para a região de esquadrões de caças F-15, F-16 e A-10.
O aumento na postura da força dos EUA sinalizam o firme compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel e a determinação em dissuadir qualquer ator estatal ou não-estatal que procure escalar esta guerra.
Ao todo, a US Navy terá dois porta-aviões nucleares, dois Cruzadores da Classe Ticonderoga e seis destróieres da Classe Arleigh Burke.
Classe Ticonderoga:
– USS Normandy (CG-60)
– USS Philippine Sea (CG-58)
Classe Arleigh Burke:
– USS Thomas Hudner (DDG-116)
– USS Ramage (DDG-61)
– USS Carney (DDG-64)
– USS Roosevelt (DDG-80)
– USS Gravely (DDG-107)
– USS Mason (DDG-87)
Porta-aviões nucleares:
– USS Gerald R. Ford (CVN-78)
– USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69)
FOTOS: USN/Ilustrativas