Por Xavier Vavasseur
Enquanto outro estaleiro, o Mitsui E&S Shipbuilding, localizado em Okayama, lançou o segundo navio da classe, o Kumano, em novembro de 2020, o Mogami é o primeiro navio da classe 30FFM. Isso porque a Mitsui E&S recebeu um pedido de subcontratação da MHI (o contratante principal) para a construção da fragata de 3.900 toneladas para o JMSDF.
A embarcação tem o nome do Rio Mogami localizado na Prefeitura de Yamagata, Japão. De acordo com a JMSDF, “O Rio Mogami é considerado o“ Rio da Mãe ”porque traz muitas bênçãos para as pessoas.” O estaleiro irá agora proceder à fase de acabamento da fragata, antecipando a sua entrega e comissionamento previsto para 2022.
30FFM (também conhecido como FFM e anteriormente conhecido como 30DX) é a fragata multi-missão de próxima geração projetada para a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF). Espera-se que um número total de 22 fragatas seja adquirido para a JMSDF.
Os dois estaleiros encarregados de construir as duas primeiras fragatas da classe são o Mitsubishi Heavy Industries (MHI) em Nagasaki e a Mitsui E&S em Okayama.
Características da 30FFM
De acordo com a MHI, a fragata multi-missão 30FFM terá um deslocamento de carga total de cerca de 5.500 toneladas, com comprimento de 132,5 metros e boca de 16,3 metros. Ele terá uma velocidade máxima superior a 30 nós. O complemento da tripulação será bastante baixo, cerca de 90 marinheiros, indicando um alto nível de automação a bordo.
O 30FFM será equipado com uma ampla variedade de armas e sistemas, conforme listado abaixo:
- 1 canhão naval BAE Systems Mk.45 mod.4 de 5 polegadas
- 2 sistemas de arma remota de 12,7 mm da Japan Steel Works
- 1 Mk.41 VLS
- 1 Raytheon SeaRAM
- 8 Mísseis anti-navio MHI Tipo 17
- Radar multifuncional Mitsubishi Electric OPY-2
- Sensores Mitsubishi Electric OAX-3EO / IR
- Sonar antimina Hitachi OQQ-11
- Sonar anti-submarino NEC OQQ-25 (VDS / TASS)
- UUV (OZZ-5 por MHI) e USV (tipo desconhecido) para contra-medidas contra minas
- Minas marinhas para guerra ofensiva de minas
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News