Por Tayfun Ozberk
A KUASAR MARIN, uma empresa de engenharia de defesa turca, revelou em suas contas de mídia social um novo projeto de Swimmer Delivery Vehicle (SDV). O KM-STC10, destinado às forças especiais turcas.
A principal função da nova embarcação da KUASAR MARIN é transportar o pessoal das forças especiais turcas para a zona de operação nos modos submerso / semi-submerso / superfície. STC significa Embarcação de Transferência Submarina.
O Sr. Noyan Kilinc, cofundador da empresa, enfatizou que o KM-STC10 foi construído para atender aos requisitos de RFI das Forças Armadas turcas e que seria objeto de uma futura licitação. No entanto, o cronograma do projeto ainda não foi divulgado pelo Ministério da Defesa turco.
“O KM-STC10 foi desenvolvido para atender às necessidades de RFI das Forças Armadas turcas. Nosso projeto é um anteprojeto que foi desenvolvido com a utilização de recursos próprios da empresa. O processo de desenvolvimento e design foi concluído a um nível em que seremos capazes de licitar em licitações para as necessidades das forças armadas de nosso país e de países amigos.” Noyan Kilinc, cofundador da KUASAR MARIN
Sobre a fase de desenvolvimento, o Sr. Kilinc afirmou que os estudos de conceito foram conduzidos a fim de fornecer recursos equivalentes a veículos semelhantes em todo o mundo.
Durante a fase preliminar do projeto
- Estudos preliminares de engenharia e viabilidade foram concluídos,
- A arquitetura do veículo foi desenvolvida,
- As soluções de sistema / equipamento candidatas foram determinadas,
- Definições preliminares de integração do sistema foram criadas,
- Os acordos iniciais com os parceiros de solução desejados para trabalhar e outras atividades foram concluídos.
“Neste ponto, o processo de design de produção pode começar fazendo ajustes / adaptações de design em resposta às necessidades adicionais / específicas dos clientes”, acrescentou Kilinc.
Kilinc também revelou as especificações do veículo. Ele disse que o KM-STC-10 é uma embarcação projetada para cruzar acima e abaixo da água. A parte inferior da forma do barco é projetada para ser rápida acima da água, enquanto a parte superior é projetada para ter resistência mínima sob a água.
“O KM-STC10 tem a capacidade de operar a uma profundidade de 30 metros com 4 nós. No modo de superfície, é capaz de atingir 25 nós de velocidade. Ele se move usando um jato de água movido por um motor a diesel acima da água e motores elétricos alimentados por baterias abaixo da água.”
O KM-STC-10 será controlado por dois operadores e pode transportar até seis forças especiais. O motor diesel e alguns outros sistemas sensíveis serão alojados na carroceria pressurizada. Os operadores do veículo e o pessoal de operações especiais serão conectados a um sistema de suporte respiratório central.
O Sr. Kilinc também revelou algumas das características operacionais da embarcação, dizendo: “O veículo poderá ser entregue por navio ou de paraquedas próximo ao local da operação. Ele será capaz de manter sua invisibilidade na região operacional operando em modo semi-submerso, mergulho com snorkel ou totalmente subaquático.”
O veículo KM-STC10 incluirá um Gyro, DGPS, Sistema de Navegação DR, Carta Eletrônica e Sonda, bem como um dispositivo de comunicação VHF. Ele será equipado com uma câmera de visão noturna posicionada no mastro flexível, dispositivos de câmera térmica e um sistema de sonar ativo voltado para a frente montado no casco.
Especificações do KM-STC10
- Dimensões: 10,58m de comprimento, 2,21m de boca
- Deslocamento: 5,3 toneladas
- Velocidade: 25 nós na superfície, 4 nós enquanto submerso
- Autonomia: 150 NM com 25 nós (superfície), 14 NM com 4 nós (sub-superfície)
- Propulsão principal: 1 × 250 kW diesel, propulsor 2x10kW, 1x jato d’água
- Alimentação: bateria 2 × 20 kWh
- Tripulação: 2x Operadores, 6x Membros da Equipe Especial
A KUASAR MARIN Engineering Inc. é uma empresa de design e engenharia com sede em Istambul com foco principal nas indústrias de defesa e construção naval. A empresa foi criada por oficiais aposentados da Marinha turca que contribuíram para o projeto da corveta MILGEM. KUASAR MARIN está atualmente trabalhando em projetos para a fragata da classe Jinnah de 3.200 toneladas do Paquistão e para o Navio de Patrulha Offshore da Marinha da Turquia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News