Por Guilherme Wiltgen
A Elbit Systems anunciou em 23.12.14, que a sua subsidiária nos EUA, a Elbit Systems of America, recebeu um subcontrato da Marinha do Brasil para a modernização de quatro células da aeronave Grumman C-1A Trader. O contrato principal é da Marsh Aviation Company, de Mesa/Arizona.
A subcontratação, avaliada em US$ 106 milhões, será realizada pela Elbit Systems of America ao longo de um período de cinco anos e será realizada nas instalações da M7 Aerospace, subsidiária da Elbit Systems of America em San Antonio/Texas, sob a supervisão do Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves COD/AAR (GFRCOD) da Marinha do Brasil, que também está sediado em San Antonio.
Após a modernização, as aeronaves Grumman C-1A vão ser designadas como KC-2 Turbo Trader COD/AAR (Carrier-On-Board Delivery/Air-to-Air Refueling) e serão embarcadas no Navio-Aeródromo São Paulo (A 12), juntamente com os caças AF-1 Falcão (A-4KU Skyhawk II), que atualmente passam por um programa de modernização na Embraer.
“Temos o prazer de modernizar as aeronaves da Marinha do Brasil”, comentou o presidente e CEO da Elbit Systems of America, Raanan Horowitz. “Nós construímos uma sólida reputação de atender os compromissos com nossos clientes e, a execução bem sucedida deste programa de revisão e modernização, irá reforçar as capacidades da Marinha do Brasil”.
O processo de modernização das aeronaves C-1A incluiu, o retorno ao serviço da aeronave, substituição dos motores, instalação e integração dos novos aviônicos (incluindo o glass cockpit), novos sistemas de comunicação, sistema ECS (Environmental Control System), que vai fornecer oxigênio, controle térmico, pressurização da cabine (tanto para a tripulação como para os passageiros), refrigeração, detecção de fumaça e supressão de incêndio, além de prover o C-1A de capacidade em realizar REVO (Reabastecimento em Voo).
“Como proprietários do certificado OEM (Original Equipment Manufacturer) para aeronaves bimotoras de asa fixa, temos experiência para dar suporte às aeronaves de transporte e as de missões especiais. Nossas soluções são orientadas por processos que incluem a manutenção de aeronaves, modernizações e suporte de engenharia, adaptados para atender às necessidades específicas do usuário final. Nossa experiente força de trabalho tem sustentado plataformas militares há mais de 20 anos nos Estados Unidos, e em outros países, com serviços de manutenção tanto em campo como em instalações, ajudando a manter os pilotos no ar para completarem as suas missões.”, concluiu Horowitz.