A Força Aérea turca suspendeu voos em território sírio, como parte de sua missão na coligação anti-terrorista internacional liderada pelos Estados Unidos, uma decisão tomada após a derrubada de um avião russo.
De acordo com fontes militares citadas pelo diário turco “Hurriyet”, a medida foi acordada com o governo russo.
Primeiro-Ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse na quinta-feira que seu governo pretende trabalhar com a Rússia para aliviar a tensão entre os países, e isso está levando a cabo o diálogo necessário.
No entanto, o porta-voz do Ministério da Defesa russo, o general Igor Konashenkov, afirmou que Moscou cortou todos os canais de comunicação militares com a Turquia.
Ancara, que acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo na terça-feira, se recusou a fornecer o material sobre o ataque ao caça Su-24. Não, até agora não ofereceu um pedido de desculpas público e nem prometeu reparar ou punir os culpados.
Em resposta à derrubada de seu avião, Moscou tem utilizado a sua base militar na Síria sistemas antiaéreos S-400, que cobrem todo o território do país árabe, para proteger suas aeronaves envolvidas na operação de terrorismo no Iraque.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT