O Centro de Avaliação do Adestramento do Exército (CAAdEx), unidade subordinada a 2ª subchefia do Comando de Operações Terrestres (COTER) completou no mês de agosto corrente 20 anos de criação.
Presente na cerimônia militar alusiva a data, a reportagem de Infodefensa apurou na ocasião que o armamento daquela organização militar recebeu melhorias na forma de um lote de fuzis de assalto COLT M16A2, calibre 5,56 mm, prontos para uso com o Dispositivo Sistema de Engajamento Tático (DSET) da Saab, equipamento utilizado nos treinamentos de combate com emprego de simulação viva.
Durante desfile militar em continência as autoridades e convidados presentes, ao final das festividades oficiais, foi possível observar um pelotão formado da Força Oponente (FOR OP) equipado com esses fuzis e já configurados com o emissor laser característico do DSET.
Segundo o comando daquela unidade, ouvido por Infodefensa, o lote de fuzis Colt M16A2 deverá ser complementado brevemente por outro de fuzis Imbel IA2, sanando assim uma deficiência daquele centro, a falta do DSET na versão para fuzis de assalto no calibre 5,56 mm.
Por ocasião do Exercício Interagências de Operações Especiais em Goiânia, realizado antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, forças de segurança equipadas com fuzis nesse calibre viram se as voltas, por falta de DSET adequado, com os vetustos (e confiáveis) ParaFAL em calibre 7,62 mm, pagos pelo CAAdEx durante algumas oficinas que fizeram amplo uso do sistema de simulação da Saab.
FONTE: Infodefensa
IMAGENS: Roberto Caiafa