A proposta de orçamento do Departamento de Defesa, para o ano fiscal 2015, é de acelerar a aposentadoria das últimas fragatas da classe Oliver H. Perry (FFG) em serviço.
A Marinha pretende descomissionar 10 fragatas em 2015, das quais sete serão as últimas da Força Naval de Reserva, diferentemente do que havia planejado, que era passar quatro OHP para a Reserva em 2015 e somente aposentar as outras três em 2019.
O orçamento da Marinha para 2015 informa que a retirada de serviço das sete FFG estava sendo acelerada “a fim de manter a linha de frente de operações com forças bem treinadas e equipadas, uma prioridade no momento fiscal”.
A aposentadoria da classe Perry pode não significar o fim das fragatas na US Navy. Em 24 fevereiro, durante uma reunião sobre as prioridades do orçamento 2015, o secretário de Defesa Chuck Hagel se dirigiu a Marinha sobre parar o LCS (Littoral Combat Ship), após a 32ª unidade, e desenvolver propostas alternativas para uma pequena unidade de combate, semelhante a uma fragata.
NOTA do EDITOR: Antes que comecem com a ideia de adquir estas unidades como tampão na MB, enquanto não se define o Prosuper, leiam esta matéria sobre as OHP.