O DDG-170 Lanzhou, é um destroyer Tipo 52C equipado com mísseis guiados construído no Estaleiro Jiangnan em Xangai e comissionado em 2004 possuindo a denominação de classe Luyang-II pela OTAN
Seu casco deriva do Tipo 52B e teve sua superestrutura elevada para receber as antenas do radar Phased Array. O navio possui sistemas russos e chineses e opera com um sistema de combate moderno fornecendo defesa aérea, guerra de superfície e capacidades anti-submarino para o navio e possui capacidade para se defender de mísseis anti-navio.
O navio pode transferir dados de combate para outras unidades da frota de superfície e aeronaves através de um link de dados e comunicações por satélite.
Armamento
O navio está armado com oito sistemas de lançamento verticais de 6 células (VLS) para lançar mísseis HQ-9 de defesa aérea chineses.
O sistema de lançamento de mísseis VLS, utiliza um método de lançamento a frio para evitar chamas nos tubos de escape de gás durante o lançamento. Isso reduz os danos causados caso ocorra uma explosão. O sistema possui um total de 48 mísseis.
O navio possui também dois lançadores com 4 células instalados para lançar mísseis de cruzeiro anti-navio chineses YJ-62, que são orientados por um link de dados. Os mísseis têm um alcance máximo de 280 quilômetros.
O canhão de 100mm Tipo 210, é capaz de atingir alvos terrestres, aeronaves e mísseis a baixa velocidade com uma taxa máxima de fogo de 90 tiros por minuto.
Os 2 de 30mm Tipo 730, são para a defesa de curto alcance (CIWS) e podem disparar a uma taxa de 4,600-5,800 rounds por minuto numa faixa de até três quilômetros.
Sensores
Radar Type 348 Active Phased Array com antena Yagi, Radar diretor de tiro MR 331 do sistema de mísseis anti-navio, Radar Type 344 diretor de tiro do canhão, 2 radares LR66/TR47C para o CIWS e Radar de busca aérea e de superfície Type 364.
O navio é equipado com contramedidas eletrônicas chinesas recém-desenvolvidos (ECM) Type 726-4.O sistema usa jammers para fornecer capacidades de interferência ativa/passiva para o navio.
E também é equipado com um sonar de busca SJD-8/9 ativa/passiva.
Propulsão
A propulsão no navio é do tipo (CODOG), diesel/turbinas a gás, composta por duas turbinas 24MW DA80/DN80 gás e dois motores a diesel Shaanxi 5MW. O sistema de propulsão fornece uma velocidade máxima de 30kt.
Operações aéreas
O navio possui hangar para uma aeronave e capacidade de operar as aeronaves Kamov Ka-28 ou Harbin Z-9C ASW/SAR.