DAN visita o USS ‘Wasp’ (LHD 1) em sua passagem pelo Brasil

USS Wasp em Norfolk – Abril de 2017

Por Luiz Padilha

Durante minha passagem este ano por Norfolk-VA, para a realização do artigo sobre os oficiais brasileiros em intercâmbio nos EUA, o navio de assalto anfíbio multipropósito USS Wasp (LHD 1), se encontrava em manutenção. Agora foi possível ver o navio de perto e poder observar que apesar de ser o primeiro da classe (foi comissionado em 1989), o navio se encontra 100% operacional e com uma aparência que não revela seus 28 anos em serviço na US Navy.

USS Wasp no Rio de Janeiro

O navio está se dirigindo ao Japão, onde deverá chegar em janeiro de 2018. Esta escala no Rio de Janeiro será a penúltima antes do navio chegar a base de Sasebo, onde o U.S. Fleet Activities atua fornecendo suporte aos navios da 7ª Frota dos Estados Unidos. Antes porém, o USS Wasp fará uma escala em Pearl Harbor no Havai.

Do Rio de janeiro até Pearl Harbor serão aproximadamente 30 dias de navegação, não sendo informado se o mesmo realizará algum Replenishment at Sea antes de chegar ao destino.

       

Wasp (Vespa em inglês) é um navio de assalto anfíbio multipróposito, cuja a principal missão é dar apoio aos Fuzileiros americanos em combate, mas o navio também pode ser utilizado para prestar auxílio em situações de emergência, como desastres naturais onde sua capacidade em atender feridos e prover suporte com viveres, água potável e medicamentos, é fundamental. Para chegar em locais de difícil acesso, o navio utiliza suas aeronaves MH-60S que nesta visita pertenciam ao esquadrão HSC-22 “Sea Knights” baseados em Norfolk-VA. O navio esteve recentemente no caribe prestando apoio à população  local após as passagens dos furacões Irma e José.

O navio nº1 da Frota!

Nossa visita foi proporcionada pelo Consulado dos EUA no Rio de Janeiro, através dos assessores de imprensa Sra Camila David e Sr Raphael Lima, que gentilmente recebeu a imprensa no Pier Mauá. Após embarcarmos, no portaló vemos o sino do USS Wasp (CV 7),de 1940 a bordo.

          

O Wasp possui uma tripulação de 1.200 marinheiros e vemos toda a movimentação dos que estão de folga e podem usufruir do Rio de Janeiro. Por se tratar de um navio de assalto anfíbio, ele possui uma doca alagável que pode receber até 4 hovercrafts ou Landing Craft Air Cushion (LCAC), além de CLAnfs e diferentes veículos blindados e caminhões.

            

O navio possui um hospital equipado para atender até 60 feridos por dia, com este número variando em função dos suprimentos a bordo. Equipamentos como Raio X e Ultrassom, além de um laboratório, são fundamentais para a realização desde pequenos atendimentos até cirurgias em um de seus 4 centros cirúrgicos a bordo.

            

O Convoo

O Wasp já recebeu as alterações para poder operar o caça V/Stol F-35B, que quando necessário, se juntará aos caças AV-8B Harrier, aos MV-22 Ospreys, e aos helicópteros AH-1 Cobra, CH-53 Sea Stallion e aos Seahawks MH-60R e S.

2 dos 3 helicópteros MH-60S a bordo do navio

          

As vespas estilizadas pintadas na ilha do navio

Presente no convoo estava a piloto do esquadrão HSC-22, tenente Emely Kreyenhagen, que deu total atenção à imprensa presente, mostrando e explicando como o esquadrão atua a bordo do USS Wasp.

Tenente Emely Kreyenhagen, piloto do esquadrão HSC-22 Sea Knights

          

Armamento

Todo o sistema de armas do navio é para autodefesa. Ele possui a frente da ilha e na popa, 3 diferentes sistemas: 1 Roolling Airframe Missile (RAM), 1 Phalanx e 1 sistema OTAN de mísseis Sea Sparrow, além de 3 canhões MK38 de 25mm e 4 metralhadoras .50.

       

E assim, após quase 2 horas a bordo do navio, nos despedimos do Adido Naval Adjunto da Embaixada dos EUA, capitão de corveta Paul Keller desejando ao navio e sua tripulação uma boa estada na cidade do Rio de Janeiro e uma boa viagem até Pearl Harbor.

Sair da versão mobile