25 de março de 2021 – Damen Shipyards Cape Town (DSCT) lançou o primeiro dos três Multi Mission Inshore Patrol Vessels (MMIPV) adquiridos pela ARMSCOR para a Marinha da África do Sul (SAN).
As embarcações irão aumentar a segurança marítima da África do Sul, aumentando a capacidade do país de responder de forma eficaz, rápida e econômica a ameaças como o tráfico ilegal e a pesca.
O gerente de projetos do DSCT, Ian Stewart, diz que o lançamento é um marco importante para o estaleiro. “Este é o culminar de três anos de trabalho árduo por uma equipe de pessoas dedicadas. No final das contas, mais de um milhão de horas-homem de trabalho serão investidos na construção dos três MMIPVs.”
O navio de mais de 600 toneladas foi transportado do estaleiro DSCT na noite de 23 de março de 2021 para o Synchrolift Transnet National Ports Authority (TNPA) na Victoria & Alfred (V&A) Waterfront Basin. O movimento foi conduzido pela Mammoet South Africa, usando 48 linhas de eixo de transportadores móveis automotores (SPMTs) para fornecer movimento de precisão. O gerente do projeto Mammoet, Uzayr Karimulla, diz que embora mover a embarcação à noite significasse menos impacto no tráfego, a redução da luz trouxe seus próprios desafios. “Por meio de um planejamento cuidadoso, estreita colaboração e do trabalho em equipe entre o DSCT e a Mammoet South Africa, nossa equipe tornou essa mudança um sucesso. Estamos muito felizes por ter feito parte do projeto, contribuindo para o avanço de águas mais seguras na África Austral.”
Uma vez que o navio foi içado para o Syncrolift, a equipe esperou pela maré alta antes de movê-lo para fora da Bacia V&A por meio de rebocadores TNPA em direção ao Elliot Bason. Os testes dos sistemas do navio agora começarão antes que o navio seja oficialmente entregue à ARMSCOR / SAN, antes do final do ano.
Os MMIPVs são construídos de acordo com o design patenteado Damen Axe Bow, que garante baixa resistência, alta velocidade sustentada nas ondas e características superiores de manutenção do mar nas condições mais difíceis.
Como as acelerações verticais são reduzidas significativamente e o impacto da proa quase eliminado, a segurança da embarcação e da tripulação aumenta consideravelmente, reduzindo os riscos operacionais. O convés multi-missão é usado para apoiar operações de mergulho, busca e salvamento e antipirataria.
A Gerente de Transformação e RH da DSCT, Eva Moloi, diz que a DSCT está particularmente orgulhosa dos muitos anos que tem investido na transferência de habilidades locais da África do Sul, treinamento e desenvolvimento e colaboração do empreendedorismo, o que resultou em um forte pool sul-africano de habilidades comerciais escassas e parcerias com fornecedores.
“Nossas iniciativas locais de transferência de habilidades e desenvolvimento de empresas e fornecedores (ESD) significam que não estamos apenas contribuindo para a economia sul-africana, mas garantindo que nosso mercado marítimo sul-africano local dependa menos das importações de fornecedores internacionais. O DSCT apóia totalmente a transferência de tecnologia, a inclusão de empresas locais nos projetos de execução e o estímulo às transações de exportação no âmbito do programa Defense Industrial Participation (DIP), que se concentra principalmente em beneficiar PMEs, Veteranos Militares (MV) e Entidades de Base Ampla Entidades em conformidade com o Black Economic Empowerment (BBBEE). As parcerias formadas durante este projeto levaram ao lançamento com sucesso do MMIPV. Pode-se afirmar com certeza que os MMIPVs foram construídos na África do Sul, por sul-africanos para a África do Sul”, completa.
A engenharia do navio começou em 2018 e a quilha foi batida em fevereiro de 2019. “Apesar do período de bloqueio do COVID, nossas habilidades e parcerias locais, cronograma de produção resiliente e capacidades de planejamento avançado de nossa equipe da Cidade do Cabo permitiram que diferentes subcontratados e equipes trabalhassem no navio de maneira segura”, observa Moloi.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN