O Damen Shipyards Group realizou uma cerimônia de corte de aço e batimento de quilha no Damen Shipyards Galati, na Romênia. O evento marcou simultaneamente dois marcos significativos na construção do navio multipropósito para a Marinha Portuguesa.
O evento foi organizado pelo Diretor Comercial da Damen, Jan-Wim Dekker, e contou com a presença de convidados de honra, o Ministro da Defesa Português, Nuno Melo, e o Chefe do Estado-Maior Naval Português, Almirante Gouveia e Melo. Os dois realizaram o corte de aço e batimento de quilha do navio.
O contrato foi assinado pelas duas partes em novembro do ano passado após um processo de licitação. O projeto é financiado pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência (RRF) da União Europeia, que faz parte do NextGenerationEU (o pacote de recuperação econômica para apoiar os estados-membros da UE afetados pela pandemia da COVID-19).
O Chefe do Estado-Maior Naval Português, Almirante Gouveia e Melo, disse que “Este é um navio com um conceito revolucionário que foi concebido pela Marinha Portuguesa. É um navio multidomínio, especificamente nos componentes aéreo, de superfície e subterrâneo. Pode realizar inúmeras e variadas missões, como pesquisa científica e experimentação relacionada a drones e robótica, bem como suporte em situações de emergência e desastre. Representa uma vantagem significativa em custos de construção, operação e manutenção, com uma arquitetura modular aberta que permite uma rápida adaptação de acordo com as missões e tarefas atribuídas a ele.”
O Navio Multipropósito faz parte da linha de Navios de Apoio da Damen. A linha, abrangendo 7.000-9.000 toneladas, aplica soluções comprovadas e padrão sempre que possível para garantir uma construção rápida, confiável e econômica.
Considerando um conceito apresentado pela Marinha Portuguesa, a Damen cooperou estreitamente com o cliente no desenvolvimento de uma embarcação para atender às suas necessidades específicas. O navio, o NRP Dom João II, oferece versatilidade inigualável, com capacidades que abrangem pesquisa científica e tecnológica, busca e salvamento, socorro de emergência, bem como segurança marítima e monitoramento ambiental e meteorológico.
Em reconhecimento à crescente importância dos drones e da tecnologia autônoma em socorro e vigilância de emergência, o Navio Multipropósito é capaz de transportar e lançar Veículos Subaquáticos Não Tripulados (UUV), Veículos de Superfície Não Tripulados (USV) e Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV). Para o último, isso inclui um convoo de 94 x 11 metros.
O navio de 107 metros possui 650 m2 de espaço no convés, adequado para o transporte de até doze TEU. Eles podem ser usados para abrigar sistemas modulares específicos da missão, como hospitais, câmaras hiperbáricas e equipamentos ROV, conforme necessário.
Para facilitar a exploração e a pesquisa oceânica, o Navio Multifuncional contará com instalações laboratoriais de última geração e acomodações para pessoal científico.
O Ministro da Defesa Português, Nuno Melo, disse que “A vasta área marítima sob jurisdição portuguesa representa uma grande parte das Zonas Econômicas Exclusivas de todos os Estados-Membros da União Europeia. Proteger este domínio é essencial, especialmente porque enfrentamos uma crescente competição estratégica no Atlântico Norte. É imperativo que fortaleçamos nossas capacidades para lidar com essas ameaças e proteger os recursos do nosso fundo marinho, que são de valor estratégico crítico. O futuro Navio Multifuncional é um elemento-chave na resposta a esses desafios. Ao incorporar tecnologias avançadas, como sistemas robóticos aéreos, de superfície e subaquáticos, juntamente com inteligência artificial, estamos nos posicionando na vanguarda da inovação marítima. Este navio não só aumentará a eficácia e a segurança de nossas operações no mar, mas também contribuirá em vários setores, do monitoramento ambiental à fiscalização da pesca e pesquisa científica.”
O Diretor Comercial da Damen, Jan-Wim Dekker, disse: “Estamos orgulhosos de termos sido selecionados para construir esta embarcação espetacular para a Marinha Portuguesa. O corte de aço e o batimento da quilha nos Estaleiros Damen em Galati representam grandes passos à frente na construção deste Navio Multipropósito que permitirá à Marinha Portuguesa realizar as missões mais exigentes e, ao mesmo tempo, a capacidade de realizar atividades de pesquisa nas áreas mais profundas do oceano. Também destaca o relacionamento firme da Damen com a Marinha Portuguesa e mostra mais um exemplo de cooperação da indústria de defesa europeia.”
O NRP Dom João II está programado para ser entregue no ano de 2026, quando se juntará a outros dois navios construídos pela Damen, o NRP Bartolomeu Dias de 122 metros de comprimento e o NRP D. Francisco de Almeida.
FONTE: Damen