Vlissingen, dezembro de 2024 – A Damen Naval está assinando um contrato com a sociedade de classificação, Lloyd’s Register, sobre a fragata Plataforma Estratégica de Superficie (PES) para a Colômbia. O estaleiro colombiano COTECMAR (Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval, Marítima y Fluvial) construirá a fragata em seu estaleiro na Colômbia.
Após um contrato de estudo de projeto bem-sucedido com a COTECMAR, a Damen Naval assinou um contrato para a entrega de engenharia, suporte técnico e materiais e equipamentos de construção naval para a primeira fragata em agosto de 2024. A Lloyd’s Register está envolvida com o projeto desde o final de 2022, inicialmente para Serviços de Aprovação de Plano dentro do contrato de estudo de projeto. A empresa agora foi contratada para executar a Aprovação de Plano completa na fase de execução do projeto.
“Este projeto permite que a Damen Naval, como um parceiro confiável, permita que a COTECMAR, a Marinha Colombiana e a indústria marítima colombiana construam uma fragata localmente pela primeira vez. Desta forma, contribui para uma indústria de defesa forte e autossuficiente na Colômbia”, diz o Diretor de Projetos da Damen Naval Jasper Oreel. “Nossa parceria com a Lloyd’s Register ajudará a garantir que a embarcação cumpra um padrão de segurança moderno.”
O design do PES é baseado na bem-sucedida série Damen Naval SIGMA 10514, que já foi construída para a Indonésia e o México. A SIGMA 10514 oferece versatilidade e capacidade de combate e é personalizada para atender aos requisitos específicos da Colômbia. “A Lloyd’s Register avaliará o design e fornecerá suporte para maximizar a segurança e a garantia da embarcação”, diz Yorick Spoelstra, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Marinha. “A Lloyd’s tem muito orgulho de fazer parte deste projeto, construindo ainda mais nosso relacionamento de longa data com a Damen Naval”.
A fragata colombiana terá um comprimento de 107 metros e uma boca de 14 metros. A COTECMAR é o principal estaleiro da Colômbia em Cartagena. A parceria com a Damen Naval permite que o estaleiro construa uma fragata nacional em solo colombiano pela primeira vez. O projeto representa um investimento significativo na geração de empregos locais qualificados, promove a transferência de conhecimento e fortalece a indústria de defesa da Colômbia com foco na autossuficiência. A Colômbia será o terceiro país na América Latina capaz de construir esses tipos de embarcações navais complexas sob licença em seus próprios estaleiros. A primeira fragata PES está programada para ser entregue à Marinha Colombiana em 2030.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN