Por Xavier Vavasseur
O estaleiro holandês Damen está propondo um novo projeto para os requisitos de fragata da Marinha da Grécia. As novas fragatas SIGMA 11515 fazem parte de um pacote mais amplo oferecido pela Damen em parceria com a Thales Nederland, com apoio do governo da Holanda.
Recentemente, descobriu-se que a necessidade da Marinha da Grécia não se limitava às fragatas recém-construídas. Sua necessidade é tão urgente que eles exigem uma solução “paliativa” (consistindo na aquisição de navios usados ou um arrendamento de navios existentes), bem como uma atualização para as fragatas da classe Hydra em serviço.
Naval News relatou anteriormente sobre as propostas da Lockheed Martin e Naval Group. Desta vez, entramos em contato com a Damen para saber mais sobre a proposta holandesa para a Grécia. Aqui está o que aprendemos com Pieter Heijboer, Gerente de Suporte de Vendas Naval da Damen Naval.
Naval News – O que é o SIGMA 11515?
Pieter Heijboer – SIGMA 11515 é o próximo passo em nossa conhecida classe de navios SIGMA, nesse sentido está há algum tempo em fase de desenho. Já há alguns anos, tem sido apresentado a vários clientes como uma possibilidade, juntamente com outros navios do nosso portfólio. Em particular, a Marinha da Grécia mostrou interesse neste projeto durante nossas conversas iniciais, há mais de um ano.
O SIGMA 11515 representa uma evolução do SIGMA 10514, já em serviço em várias marinhas que operam em teatros de operações desafiadores. Uma política de padronização inteligente e antecipação ao mercado são os principais capacitadores para oferecer suporte a um portfólio flexível que pode atender rapidamente aos requisitos específicos de um Cliente.
As principais vantagens que o SIGMA11515 oferece quando comparado com nossos outros projetos são:
• Aumento da carga útil em relação a outros projetos em nosso portfólio;
• Flexibilidade adicional graças ao uso de espaços flexíveis dedicados para reconfiguração de missão;
• Possibilidade de incluir desenvolvimentos modernos em armas e sensores;
• redução de risco e realização inteligente e rápida e configuração de projeto com base na familiaridade e semelhanças em relação ao SIGMA 10514
Naval News – Você pode detalhar a oferta da Damen, em termos de novos navios, solução “paliativa” e atualização para a classe Hydra?
Pieter Heijboer – Todos os 4 SIGMA 11515 serão construídos localmente na Grécia. A nossa oferta e montagem do projecto baseia-se na construção e colocação em funcionamento doméstica, mas também na preparação do suporte do ciclo de vida das quatro fragatas.
As soluções intermediárias que propomos são:
a. Duas fragatas classe Karel Doorman são oferecidas à Marinha da Grécia diretamente do Governo da Holanda.
b. Dois SIGMA 10514 construídos localmente. O tempo de construção dessas embarcações que se encaixam perfeitamente na linha SIGMA com o SIGMA 11515, seria muito curto. Este processo de construção local é comprovado. Podemos competir em todos os aspectos com todas as outras ofertas de classes de segunda mão que vimos. As ofertas de segunda mão não estão prontas para operações e provavelmente também teriam de ser ajustadas e modernizadas de acordo com os requisitos da Marinha da Grécia e os mais recentes padrões técnicos. A nova compilação rápida resolve esses problemas.
Damen junto com Thales Holanda estão estudando intensamente os requisitos de atualização das fragatas classe Hydra da Marinha da Grécia. A combinação Damen / Thales irá garantir a qualidade da nossa proposta e possível execução do contrato na Grécia e também irá fornecer semelhanças tanto quanto possível com a nossa oferta SIGMA.
Naval News – Você já visitou estaleiros na Grécia? Você já identificou parceiros locais?
Pieter Heijboer – Damen visitou todos os estaleiros relevantes na Grécia, onde nossas pesquisas mostraram que o SIGMA poderia ser construído fazendo uso de nossa experiência na construção de SIGMA com sucesso em todo o mundo. Nossas pesquisas também se concentraram na cadeia de abastecimento local. Porque para construir um navio como o Sigma e dar suporte durante a sustentação, também fornecedores locais são essenciais para o sucesso deste programa.
Naval News – O governo holandês está apoiando sua candidatura?
Pieter Heijboer – Na verdade, nossa oferta é fortemente apoiada pelo governo holandês, incluindo um arranjo de financiamento apoiado pela Atradius (agência estatal de crédito à exportação holandesa). Intrinsecamente, há uma base mais ampla de semelhança com outros parceiros da OTAN / UE, como Alemanha e Bélgica, onde oferecemos um Sistema de Guerra de Superfície e sensores semelhantes, conforme projetado em suas novas fragatas. Por conseguinte, isto oferece uma cooperação europeia já existente, uma vez que partes importantes desta proposta são apresentadas a outros parceiros da UE / NATO.
Naval News – Você pode nos contar mais sobre o papel da Thales?
Pieter Heijboer – Thales Nederland é nosso parceiro. Isso dá uma certeza adicional ao projeto, uma vez que temos uma relação de cooperação de longa data e, atualmente, isso está em andamento em nossos projetos para o programa da fragata alemã F126 e o programa de substituição da fragata belga / holandesa. Os sensores e armas são uma mistura de sistemas europeus e americanos.
Naval News – Vários relatos da mídia local (grega) mencionam que a oferta americana e francesa estão supostamente “à frente”. Qual é a sua resposta? Por que você acredita que a Damen oferece o melhor pacote?
Pieter Heijboer – Damen não comenta reivindicações ou especificidades de nossa competição, mas foca no Cliente.
a. O Cliente, a Marinha da Grécia ainda usa a fragata da classe Elli de projeto holandês e construída na Damen Schelde, com a qual estão operacional e tecnicamente muito felizes. Essa qualidade que resulta em força no teatro, pode ser prolongada através da nossa oferta.
b. As especificações do SIGMA 11515 atendem plenamente aos requisitos da Marinha da Grécia de acordo com as declarações da Marinha.
c. A Damen construirá todos os 4 navios localmente, na Grécia. Isso oferece uma perspectiva sólida e duradoura para a construção naval graga. A Damen é o único grupo de construção naval que provou ser capaz de construir no país e, ao mesmo tempo, é capaz de construir um estaleiro capaz de exportar. A Damen provou ser bem-sucedida neste conceito no Vietnã, Indonésia, Romênia, etc. No total, a Damen construiu mais de 1.000 navios em estaleiros locais não pertencentes à Damen.
d. O Pricewise Damen é competitivo, com preços abaixo de 600 milhões de euros por navio construído localmente. Isso inclui um pacote ILS, que protege o suporte de vida e a manutenção do tempo das embarcações.
Para que conste, a França e a Grécia estiveram envolvidas em negociações exclusivas por um tempo, para duas fragatas do tipo FDI. No entanto, apesar da assinatura de um LOI em outubro de 2019, a Grécia decidiu manter suas opções em aberto e agora está considerando vários projetos. Os projetos que estão sendo considerados hoje, além do SIGMA 11515 da Damen, são:
- Lockheed Martin com o MMSC
- Naval Group com a FDI / Belharra
- TKMS com o MEKO A200NG (ou MEKO A300)
- Babcock com o Type 31
- Navantia (supostamente com o F-110)
- Fincantieri (supostamente com a FREMM)
O processo de aquisição não parece ser um “concurso público clássico”, mas sim discussões de governo a governo com cada uma das partes.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News